A queda no número de furtos e roubos em Ouro Preto e Mariana durante o período de carnaval é de até 275% se comparado ao feriado do ano passado. Os dados são do setor de estatística do o 52º Batalhão da Polícia Militar (52º BPM) e correspondem aos cinco dias de festa.
Ao todo, foram oito ocorrências de roubo este ano, contra 22 registradas em 2016. O que significa uma queda de 275%. Em relação ao crime de furto, foram 102 no ano passado, contra 68 este ano. As estatísticas completas serão divulgadas na próxima semana.
Foram registrados, em Mariana, 2 (dois) homicídios e 1 (uma) tentativa de homicídio, crimes estes que, segundo a Polícia Militar, "não estão relacionados aos eventos carnavalescos, mas ao tráfico de drogas".
Para atender a segurança aos moradores, foliões e turistas, o 52º Batalhão teve ao todo 550 policiais, sendo mais de 220 em reforço da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Homens da 3ª Cia PE e o Regimento de Cavalaria também estiveram presentes no esquema de segurança.
Diogo de Vasconcelos e os distritos também tiveram o policiamento reforçado. Em Ouro Preto, Mariana e Itabirito, houve ainda a contratação de seguranças privados por parte do Poder Executivo Municipal, segundo informações do comando da PMMG.
"O trabalho da Polícia Militar foi em parceria com outras instituições como Prefeituras Municipais, Guardas Municipais, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. Pontos de apoio para atendimento e registro de ocorrências foram implantados em áreas centrais das cidades, sendo montados, também, diversos pontos de observação, o que auxiliou na eficácia do policiamento. Blitze de trânsito foram realizadas durante todo período, com orientações e distribuições de Dicas sobre Segurança, além da fiscalização de veículos", diz a nota.