Nos três dias de Carnaval em Ouro Preto foram registrados apreensão de droga, prisões e morte, segundo balanço parcial divulgado neste sábado pelo 52º Batalhão da Polícia Militar. Ao todo, 550 homens estão pelas ruas garantindo a segurança de foliões em Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos.
Na quinta-feira *23), foram apreendidas 86 buchas de maconha com um menor, que foi apreendido em Ouro Preto durante um show na Praça Tiradentes. Também no centro da cidade, no sábado (25), um rapaz foi preso e um menor foi apreendido, após os mesmos causarem danos ao patrimônio da UPA.
Segundo informações de funcionários, um rapaz de 20 anos deu entrada no local com suspeita de overdose. E, ao ser chamado somente o irmão do paciente para acompanhá-lo, seus amigos teriam se alterado, quebrando cadeiras, lustres e parte de uma porta. Um deles é menor, tem 17 anos, e foi apreendido. O outro tem 21 anos e foi preso. Ele já possui passagem pela Polícia. O rapaz que deu entrada na UPA tinha uma perfuração no crânio, que teria sido causada por uma queda sofrida na Rua Direita e veio a óbito.
Para conter a violência, esse ano aumentou o efetivo que atuam no policiamento ostensivo, em relação ao ano de 2016, tanto nos locais onde se concentram as festividades, como no patrulhamento rotineiro. Ouro Preto contará com 222 militares, Mariana com 92, Itabirito com 134. Diogo de Vasconcelos e os distritos das quatro cidades também receberão reforço no policiamento.
Em Ouro Preto, a previsão é de que a cidade receba o maior número de foliões, em torno de 30 mil pessoas por dia, e foi estabelecido horário limite para o encerramento da festa, às 3h. Na cidade, e também em Mariana e Itabirito, estarão trabalhando seguranças privados, contratados pelas prefeituras e orientados e cadastrados pela Polícia Militar.
O tenente-coronel PM, Winder ressaltou a importância da prevenção por parte dos foliões. Segundo ele, as ocorrências que aumentam nos dias de festa não se relacionam a crimes violentos. Por isso é importante que os foliões fiquem atentos a algumas dicas de segurança relacionadas à proteção das residências e veículos, ao acesso aos locais das festividades, ao cuidado com as crianças e à guarda e manuseio de objetos pessoais, como carteiras e celulares.