O futuro da Samarco Mineração voltou a ser discutido em Brasília, na quarta-feira (15). Desta vez, a volta das atividades da empresa foi tratado numa reunião do vice-presidente da Câmara de Mariana, vereador Deyvson Ribeiro (SD), com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.
O encontro oficial em Brasília foi intermediado pelo deputado federal, Laudívio Carvalho (SD), e teve por objetivo cobrar do governo federal celeridade nas licenças para o retorno das atividades da mineradora, interrompidas desde o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.
"As portas do ministério estão abertas ao deputado Laudivio e aqueles que o acompanham, agora o vice-presidente da Câmara, que veio tratar conosco de assuntos de interesse de Mariana. Como sempre vamos levar em consideração esse pedido e vamos tratar com celeridade daquilo que é de nossa competência", disse Sarney Filho.
O vereador agradeceu ao ministro e deputado por abrir as portas de Brasília para Mariana.
"É com orgulho que estamos aqui defendendo os interesses da nossa cidade. Precisamos da ajuda de todos para superar os desafios que enfrentamos hoje. A mineração é importante para a nossa economia. Não dá para continuar penalizando a população, precisamos da volta da Samarco o quanto antes para devolver a dignidade às famílias", disse Deyvson.
Conforme informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, a mina de minério tem condições de retomar as operações no segundo semestre deste ano. Se forem cumpridos os requisitos, entre julho e agosto a empresa poderá retomar a operação.