Apesar de ter apoio da maioria dos vereadores, o prefeito reeleito de Mariana, Duarte Junior (PPS), parece que não terá vida fácil na Câmara. E o problema não será a oposição, mas os proprios aliados. Mais de um mês depois da sua posse, até o momento, ele ainda não conseguiu encontrar entre os 11 vereadores da bancada um nome disposto a ocupar a liderança de governo.
A escolha do líder poderá ser definitiva para garantir a governabilidade do prefeito. O difícil será achar quem queira assumir a função, que é considerada estratégica, por caber ao líder da bancada defender os interesses do governo na casa legislativa.
A ausência de uma líderança foi percebida na reunião extraordinária que ocorreu na segunda-feira (30). A indefinição do nome causou estranheza, uma vez que o prefeito havia afirmado em entrevista à Rádio Real, no dia 21 de dezembro, que o convidado para a função era o do vereador novato Ronaldo Bento (PSB). Questionado pelo PONTO FINAL, o vereador desconversou dizendo que não se decidiu.
A informação era que o prefeito se reuniu com a bancada, nesta quarta-feira (1º), mas nenhum dos vereadores estariam muito dispostos a assumir a liderança. Nem mesmo Ronaldo Bento, que havia sido publicamente convidado em dezembro.
O único que acenou interesse pela função é o vereador Cristiano (PT) – o mesmo que havia sido execrado pelo grupo do prefeito, sendo acusado de “traição”, por ter aceitado o convite da oposição e encabeçado uma chapa na disputa pela Presidência da Câmara.
Ser líder na Casa não será tarefa fácil, pelo menos se for considerado o cenário atual da Câmara. A nova legislatura assumiu um discurso de independência e já demonstrou que não vai facilitar a vida do prefeito.
O nome de quem assumirá a função deverá ser anunciado nesta segunda-feira (06), a partir das 16 horas, quando acontece a primeira sessão legislativa ordinária de 2017 da Câmara de Mariana. Também deverá se apresentar o líder da bancada de oposição.