O pré-candidato Marcelo Macedo é natural do distrito de Monsenhor Horta em Mariana e está em seu quarto mandato como vereador, sendo o primeiro de 1997 a 2000 e outros no período de 2004 a 2016.
Sua participação na política começou aos quinze anos ao lado do Pai Geraldo Macedo, e também acompanhando o seu tio Jadir Macedo, ex-prefeito de Mariana no período de 1976 a 1982.
Sua primeira filiação foi no extinto PFL (Partido da Frente Liberal) que é o atual Democratas. Atualmente, é presidente do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) na cidade de Mariana. Ele ingressou em 2004 no partido a convite do então presidente do mesmo Salvador Damasceno Couto, Nonô, e do Professor Roque Camello.
O Jornal Ponto Final o entrevistou nessa ultima semana confira a entrevista na integra:
PF: O ex-prefeito Celso também do mesmo partido anda meio sumido, estamos tentando falar com ele desde novembro do ano passado. Você tem encontrado ele? Saberia informar o motivo deste sumiço? Você está tendo o apoio dele em sua pré-candidatura? Como surgiu o seu nome? Com o apoio de quem?
Marcelo Macedo: Sim, tenho me encontrado com Celso, o trabalho do nosso grupo é continuo, estamos sempre unidos em favor da cidade de Mariana, tenho o apoio de um grupo comprometido, no qual o ex-prefeito de Mariana Celso Cota faz parte. A minha pré-candidatura surgiu naturalmente dentro do grupo com o apoio do Deputado Federal Rodrigo de Castro, seu pai Danilo de Castro juntamente com o apoio do Presidente Nacional do PSDB Aécio Neves.
PF: Devida a cassação do Celso Cota, além de vários comentários da má administração pública até mesmo dentro da prefeitura não seria inviável telo como apoio?
Marcelo Macedo: Celso foi Prefeito de Mariana por mais de dois mandatos, sendo que é público e notório o desenvolvimento da cidade de Mariana em vários setores, tais como: Educação, Saúde e Segurança Pública, dentre outras. Por isto o ex-prefeito Celso sempre será lembrado pela sua gestão participativa no poder executivo, elevando sempre o nome de Mariana no Cenário Nacional.
PF: Fomos informados que Celso Cota desistiu de um processo contra Roberto Rodrigues. Politicamente o que se fala que é para favorecer Rodrigues. Você sendo pré-candidato, do mesmo grupo, como enxerga tudo isso? Quer queira ou não isso só beneficiaria Roberto. Seria para prejudicar Duarte Filho?
Marcelo Macedo: Vejo que ambos tiveram a sua passagem na administração municipal, e cada um deu a sua importante contribuição para o município de Mariana. Entendo que toda pré-candidatura depende da união de um grupo, por isto não vejo prejuízo a ninguém.
PF: Muitos falam que seu nome foi lançado para unir o grupo de Celso Cota, outros avaliam de forma diferente podendo inclusive ser a vice de Roberto para derrubar o Duarte Junior. E por ultimo seria uma forma de negociar com Du mais para frente como vice e unindo todo mundo novamente. O que teria a dizer sobre isto?
Marcelo Macedo: Minha pré-candidatura foi lançada com o objetivo claro, buscar o melhor para Mariana.
PF: Você sempre participou do grupo de Celso Cota, nestes 12 anos o Celso sempre colocou o Duarte como o seu seguidor, com a renovação do grupo de hoje percebe-se com clareza o afastamento do mesmo com Du, isto hoje seria ruim para quem? Quem perde e quem ganha com isso em sua opinião?
Marcelo Macedo: Entendo que um grupo não se faz tão somente com A ou B, vejo que os caminhos a serem seguidos dependem de todos. Por isto acredito e defendo que a minha pré-candidatura e baseada na esperança de dias melhores, exercendo sempre a democracia como um pilar, respeitando sempre a vontade do povo de Mariana.
PF: Qual a mensagem que você deixa para o eleitor como pré-candidato?
Marcelo Macedo: Venho saudar todo povo de Mariana, que é um exemplo de superação a todas as adversidades vividas nos últimos tempos. O marianense é a própria imagem da esperança, e nós queremos ser o instrumento para que a esperança se torne realidade.