A tragédia da mineradora Samarco na barragem do fundão já causou diversas consequências para Mariana, e uma das lutas diárias é desvincular o nome da cidade com a lama que destruiu os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Agora o município tem mais uma dor de cabeça e desta vez a polêmica envolve a Arquidiocese.
Tudo se iniciou com o lançamento do filme Spotlight indicado a seis categorias do Oscar. O filme conta a história de como uma editoria de repórteres especiais do americano, The Boston Globe, descobriu que a Igreja Católica acobertava crimes de pedofilia cometidos por quase uma centena de padres em Boston. Ao final do filme é divulgada uma lista com as cidades “vergonhosas” mundialmente, ou seja, que possui índices de crimes sobre pedofilia cometidos pela igreja católica, e quatro cidades brasileiras estão incluídas nessa lista: Franca (SP), Arapiraca (AL), Rio de Janeiro e Mariana.
O único caso comprovado envolvendo pedofilia com padres em Mariana aconteceu no distrito de Mainart, há quase 15 anos. Na ocasião a polêmica repercutiu por todo país, o religioso se chama Bonifácio Buzzi, catarinense, que foi preso e condenado na época. Em julho de 2015, Bonifácio obteve o alvará de soltura e está proibido de exercer a função. Existe também um processo no Vaticano que deve desligá-lo dos quadros da igreja. A Arquidiocese de Mariana desconhece e ignora o paradeiro do criminoso.
Em reunião na câmara municipal o vereador Bruno Mól (PSDB) trouxe a polêmica para debate na casa. Visivelmente indignado, Bruno cobra os produtores do filme por denegrir o nome da cidade, vinculada como “vergonha mundialmente” com somente um caso de pedofilia envolvendo padres já comprovada. “Devido a um caso, a cidade foi incluída em uma lista negra, de cidades com altíssimo índice de pedofilia na igreja”, “Denegrir o nome da cidade de Mariana, o nome da Arquidiocese é lamentável” (sic) afirma o vereador.
Lançado no inicio de janeiro de 2016, o filme dirigido por Tom McCarthy vem recebendo diversas críticas positivas e vários prêmios nos Estados Unidos recentemente venceram na categoria de melhor roteiro original pelo sindicato dos roteiristas, aumentando as chances do filme na corrida pelo Oscar.