De Mariana
O campo de futebol do distrito de Cachoeira do Brumado ganhará vestiários. A Câmara de Mariana aprovou, no dia 10 de agosto, o projeto que viabiliza a construção do espaço em parceria com o Governo Estadual. O presidente da Câmara, vereador Tenente Freitas (PHS), ressaltou a importância da obra e agradeceu o vereador Tião do Sindicato por ter pedido a votação do projeto em única discussão. “Agradeço a todos que deram parecer favorável a esse recurso. O campo também terá nova iluminação que será inaugurada no dia 21 de agosto”, afirma Freitas.
Os vereadores também aprovaram contribuição para a Associação dos Moradores e Amigos do subdistrito de Águas Claras para que a própria entidade gerencie as festividades em honra ao padroeiro São Luis Rei de França, em conformidade com o Plano de Trabalho aprovado pela Secretaria de Turismo e Cultura. O vereador Juliano Duarte (PPS) destaca que “a própria comunidade irá gerir os recursos públicos e isso dá transparência aos gastos. Como eles vivenciam o dia-a-dia da comunidade, eles sabem realmente aonde devem investir mais”. A associação prestará contas sobre a aplicação do recurso.
Servidores
O presidente da Câmara promulgou a lei de reajuste salarial dos servidores efetivos do Legislativo. O benefício corrige a defasagem salarial em relação ao mercado. A lei tem efeito retroativo a 1º de junho de 2015 e contempla a adequação dos salários dos cargos de almoxarife e agente legislativo em 33% e auxiliar legislativo em 57%.
Os vereadores receberam ofício do Executivo sobre o projeto do Plano de Carreira do Pessoal do Magistério explicando os motivos pelos quais ainda não o enviou para apreciação e votação na Câmara. A prefeitura afirma que irá ouvir e discutir as sugestões de diretores e professores durante o mês de agosto e justifica que o procedimento ainda não foi realizado devido ao recesso escolar no último mês. O vereador Cristiano Vilas Boas (PT) defende a retroatividade do benefício em favor do educador a partir de julho, mês em que o projeto deveria ser votado na Câmara. “Acho justo que eles recebam esse retroativo e alguns irão pedi-lo desde a aprovação do Plano de Carreira (em 2014). Espero que o prefeito cumpra, porque foi um compromisso firmado por ele”, defende o vereador.