Flávio Ribeiro
Antônio Pereira/MG
Foi em 1984 que Delfino Antunes Carvalho decidiu que o distrito de Antônio Pereira seria sua nova morada. Daquela época até hoje, seu envolvimento com a comunidade foi crescendo e sua vida profissional foi mudando cada vez mais, passando de caminhoneiro para dono de um restaurante.
Regido por dogmas religiosos, Delfino atribui todas suas conquistas como uma recompensa de Deus. Entre suas propriedades, estão duas apostas que deram certo e auxiliam a movimentar a economia dentro de Antônio Pereira, um posto de combustível e um restaurante em frente a rodovia.
Para ele, viver de um empreendimento próprio é um sinônimo de liberdade, “ser agarrado a alguma coisa não funciona”, diz ele.
Com quatro filhos, Keila, 35; Geovane, 38; Gean, 40; e Creide, 42, Delfino está casado há 42 anos com Divina, de 65, e almeja deixar um legado para seus filhos, que já auxiliam no trabalho diariamente.
Sem nenhum arrependimento na vida, Delfino se comporta como uma pessoa que é grata pela vida. Diz não gostar de discussões e não ter medo de nada. “Não xingo a chuva, nem o tempo, não xingo nada”, afirma.
A positividade da vida também é relacionada ao meio em que vive. De acordo com o empresário, que começou sua vida profissional como caminhoneiro e vendendo cachaça, hoje emprega mais de 15 funcionários.
Apesar de possuir seu próprio negócio comercial, se mostra feliz quando vê outra empresa sendo inaugurada em seu distrito. Para ele os destaques em Antônio Pereira são as padarias, farmácias, o pesqueiro, o lava-jato e, pelo lado não comercial, a diversidade de igrejas.
Tranquilidade
Tão sereno quanto as palavras religiosas que cita, Delfino é um admirador da natureza presente no distrito em que vive há 30 anos. Um dos locais que mais admira, é a Serra do Frasão. Ao admirar a vista, sugere que a sociedade “seja feliz com o meio ambiente”.
*Confira a reportagem sobre o distrito em "Na rota de Antônio Pereira, as riquezas são lapidadas pela natureza".