No 17 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Aldravia. O motivo é que a sua criadora, Andreia Donadon Leal, nasceu exatamente nesta mesma data. Em 2020, quando a Aldravia completa 10 anos e o Movimento Aldravista 20 anos de história, sobram motivos para comemoração. A estética aldravista envolve a criação artística em verso, prosa e pintura, e encontra em Mariana o seu laboratório com os poetas Andreia Donadon Leal, José Benedito Donadon, Gabriel Bicalho e José Sebastião Ferreira.
Da cidade de Mariana, a forma poética expandiu-se pelo Brasil e pelo mundo, conquistando leitores e, sobretudo, entusiastas. Com o tempo, foi fundada a Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas (SBPA), que vida dar suporte e visibilidade às obras produzidas pelos associados.
Andreia Donadon explica que em comemoração aos 20 anos de atividade, o movimento artístico e literário aldravista realizará uma série de intervenções em Mariana, “vamos fazer vídeos com diversas autoridades, presidente da Academia Mineira de Letras, Instituto Histórico Geográfico, com mestrandos, doutorandos falando das suas pesquisas em relação ao movimento de arte aldravista”.