Flávio Ribeiro
Mariana/MG
A menos de 10 dias à frente do governo municipal, Duarte Júnior (PPS) afirmou em entrevista na última terça-feira (16) ao Ponto Final que diversos setores da prefeitura passarão por cortes. De acordo com o novo prefeito, os reajustes serão feitos para que “não quebre [financeiramente] o município de Mariana”.
Empossado como o substituto de Celso Cota (PSDB) para a prefeitura, Duarte afirmou que sua forma de governo será mais administrativa e menos política. “Nós não temos condições de manter da forma que está. Então, vou tomar a atitude que for necessária. Me perdoem as pessoas que irão sair, me perdoem. Não estou perseguindo ninguém, estou fazendo o que é necessário para equacionar as contas públicas”, disse.
As primeiras áreas atingidas pelos ajustes orçamentários serão os cargos exercidos no prédio municipal. De acordo com o prefeito, os funcionários atuais possuem comprometimento, mas os que continuarem terão de “trabalhar por dois”.
As adaptações em cargos de contratados, nomeados e demais servidores devem influenciar nas despesas com a folha de pagamento, que atualmente demanda cerca de 54% do orçamento. Algumas secretarias também deverão ser unificadas para enxugar a máquina pública.
“Independente de tudo o que eu economizar, eu tenho que demitir para abaixar [as despesas] na folha. Todos os contratos estão sendo revistos, assim como o prefeito Celso estava fazendo. Pode ter certeza que vários cargos terão os valores reajustados”, sustentou Duarte.
Durante entrevista, o político também reiterou que apesar das mudanças no Executivo, seu relacionamento com o ex-prefeito continua o mesmo de anteriormente. Mas tem certeza de que Celso Cota está passando por um momento difícil.
“Mantenho um excelente relacionamento com ele, onde estiver o Du como prefeito, ele sempre vai poder dar seu testemunho da pessoa Celso Cota com bons olhos. Só que no momento, a realidade passa a ser outra, o ser humano é diferente, cada um pensa de uma forma diferente”, alegou o atual prefeito.
Questionado sobre as decisões tomadas recentemente pelo Ministério Público, o representante do Executivo reiterou que pretende trabalhar em conjunto com o órgão, assim como com a oposição. De acordo com ele, ambas as partes podem ajudar ao governo por meio de um olhar mais analítico.
Como novo administrador municipal, Duarte Junior afirmou que terá decisões pela frente, mas que manterá a qualidade do serviço público, pois é uma “questão de honra”.