Flávio Ribeiro
Mariana/MG
De acordo com uma proposta apresentada na Câmara de vereadores na última segunda-feira (04), o subdistrito de Águas Claras pode se desmembrar de Cláudio Manoel e se tornar um novo distrito de Mariana. Para sustentar a ideia, o parlamentar Juliano Duarte (PPS) solicitou que a prefeitura inicie uma audiência pública para discutir o caso.
Em conversas com o assessor técnico da prefeitura marianense, Israel Quirino, houve uma afirmação de que o processo de elevação do subdistrito estaria adiantado, segundo o próprio parlamentar.
“Ele me disse que é necessário que seja feito um movimento na comunidade para que se chegue a esse objetivo, que é a elevação à categoria de distrito. Hoje Águas Claras é considerada como um subdistrito, mas ela cresceu muito, tanto em comércio quanto em população”.
Apesar de o projeto ter sido aprovado por unanimidade na Casa, contempla apenas uma discussão preliminar sobre a elevação. A audiência pública é o primeiro passo do processo.
Se a alteração distrital for concluída, a comunidade de Águas Claras poderá receber um posto do Correios, cartório de registro de imóveis e projetos desenvolvidos pelo Estado e Governo Federal.
Recentemente, o subdistrito não foi contemplado pelo programa Minas Comunica, que instala antenas em pequenas regiões de Minas para ampliar a telecomunicação e reduzir a desigualdade econômica e social dessas áreas.
O Ponto Final entrou em contato com a Prefeitura de Mariana para obter a opinião da administração sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos retorno.