Na manhã do dia 17 de abril, o presidente Thiago Mapa (PP) recebeu na Câmara Municipal de Ouro Preto, o responsável pelas relações institucionais e com a comunidade da Vale, Antônio Costa. O objetivo da visita foi contextualizar para o presidente da Câmara o cenário econômico atual nos municípios relacionados às ações da empresa, como a mineração e principalmente, sobre o Trem da Vale.
“Esse cenário em Ouro Preto, Mariana e Catas Altas é muito afetado pela mineração que hoje passa por um momento delicado, mediante a queda dos preços no mercado internacional. Como as nossas cidades são muito dependentes dos recursos da mineração as cidades direta ou indiretamente são afetadas por essa queda de preço. A empresa toma algumas medidas no sentido manter a competitividade no mercado e isso muitas vezes, impacta em nossos aportes a cultura, e nesse caso específico, o Projeto de Educação Patrimonial. O Trem da Vale está sofrendo uma interrupção temporária, enquanto reavaliamos o projeto, mas o projeto Passeio Turístico no trem continua rodando normalmente”, pontuou Antônio.
O presidente, Thiago Mapa (PP) destacou que a Casa Legislativa estará de portas abertas para a discussão de projetos relacionados à comunidade ouro-pretana e a Vale.