O prefeito de Mariana, Celso Cota (PSDB), teve a sua atuação política reconhecida e destacada pelo Tribunal deContas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) ao lhe homenagear com o Colar do Mérito José Maria de Alkmim. A cerimônia ocorreu na terça-feira, 2 de dezembro, no auditório Vivaldi Moreira, sede do tribunal em Belo Horizonte.
Em seu terceiro mandato, o prefeito é reconhecido em Minas Gerais como destacado líder municipalista, tendo presidido instituições como a AMM (Associação dos Municípios de Minas Gerais); a AMAPI (Associação dos Municípios da Micro-região do Piranga) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual é fundador. Atualmente, ele preside a AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais).
Para este ano, foram escolhidos 54 agraciados pelo TCE, em reconhecimento por prestarem serviços relevantes aoTribunal, ao Estado de Minas Gerais e ao País. A presidente do TCE-MG, conselheira Adriene Andrade, enfatizou que os agraciados escolhidos “são homens e mulheres de luta, que fazem a diferença. Se eternizaram, porque construíram história”.
Devido a compromissos em sua agenda, o prefeito não pode comparecer a cerimônia, mas se fez representar pelo seu filho, o deputado estadual eleito Thiago Cota (PPS), e também se fizeram presentes, representes da equipe de governo do município de Mariana como o procurador do município José Celso dos Santos e o secretário-adjunto de Comunicação, Arlindo Luís.
O reitor do Grupo Educacional Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), Stéfano Barra Gazolla falou em nome dos agraciados e lembrou da existência de profissionais de diversas áreas sendo agraciados na cerimônia, o que, segundo ele, é muito positivo. “Uma sociedade não se constitui por um só segmento”, frisou. O orador também ressaltou a importância do Tribunal de Contas para a sociedade: “no Estado democrático em que vivemos é vital o controle das contas públicas”, disse.
O Colar do Mérito que homenageia o primeiro Presidente do TCE-MG, José Maria de Alkmim, é conferido anualmente a personalidades que prestaram relevantes serviços ao País, a Minas Gerais e ao Sistema Tribunais deContas. A comenda foi instituída em 1995 e homenageia o bocaiuvense José Maria de Alkmin (1901-1974), de quem a extensa biografia inclui o exercício do cargo de Conselheiro do TCEMG na primeira composição da Corte, em 1935, ao lado de Álvaro Baptista de Oliveira e Mário Gonçalves de Mattos. Alkmin foi também Ministro da Fazenda (1956-1958) e Vice-Presidente do Brasil (1964-1967).