Mariana/MG
Com 6 votos favoráveis e nenhum contrário, o TRE MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) decidiu pela cassação do mandato do prefeito de Ouro Preto nesta quinta-feira (06). José Leandro Filho (PSDB) é acusado de irregularidades nas contas públicas de sua gestão realizada no final dos anos 80.
Segundo o TRE, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) já havia rejeitado os números em 1988. Em 1993, a Câmara Municipal de Ouro Preto votou pela cassação do prefeito. O problema é que o prazo para torná-lo inelegível não foi definido. A questão se arrastou na Justiça por anos até que em 2012, o candidato derrotado às eleições municipais da cidade, Júlio Ernesto (PPS), recorreu ao TRE, que indeferiu a candidatura.
José Leandro Filho recorreu da decisão e o TRE voltou atrás. Júlio Ernesto apelou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que decidiu que José Leandro Filho não deveria ter disputado o pleito. O órgão determinou que o TRE julgasse o caso novamente e a decisão pela cassação foi divulgada nesta quinta. O prefeito fica no cargo até a publicação do acórdão, previsto para daqui a dez dias. Porém, José Leandro ainda pode recorrer da decisão.
Quem assume a administração a partir de agora é Júlio Pimenta (PPS).
Com informações de G1.