Propor uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Esse é o principal objetivo da primeira edição do Ébano Festival, evento que acontece neste sábado, 16, no Centro de Convenções, em alusão ao Dia da Consciencia Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
Segundo um dos organizadores, Pedro Sousa, estão programadas ações que visam a valorização da cultura africana e que envolvam a sociedade em toda sua diversidade. “Os eventos em razão da consciência negra são fundamentais para questionar a cultura de preconceito e discriminação gerada pós escravidão e que permanecem nas estruturas sociais até os dias atuais. Ao pensarmos na programação, temos em mente debates para superar a discriminação, esclarecer alguns equívocos históricos e valorizar a cultura afro brasileira”, destacou.
O evento contará com campeonato de dança, mais conhecido como batalha breaking, com a presença de dançarinos de diversas cidades, apresentações de corais e artistas locais e homenagens à personalidades importantes no cenário cultural. Além disso, haverá uma mesa com a advogada e produtora dos Racionais Mc’s, Eliana Dias, que falará sobre o tema “Protagonismo Feminino no Movimento Negro”.
A primeira edição do Ébano Festival conta com apoio da Prefeitura de Mariana e de artistas locais e é aberta ao público. Confira a programação e prestigie!
Dia 16 de novembro (sábado):
13h- Batalha de Breaking
18h30 – Credenciamento e apresentação de Tony Primo
19h20 – Coral Canarinho
19h30 - Coral Samba Preto
19h40- Nicolinas
19h50 – Abertura Oficial
20h – Mesa com Eliana Dias
21h – Microfone Aberto
21h20 – Homenagens
21h40 – Exibição do clipe Musa
22h - Encerramento