Nessa semana, os marianenses, principalmente, comemoraram os 300 anos da instalação da Companhia dos Dragões Del Rey, em Mariana. Para marcar esse momento, a Prefeitura de Mariana e o Comando do Exército Brasileiro realizaram uma cerimônia nessa quarta e quinta-feira, 06 e 07.
Na noite da quarta-feira, a banda do Exercito realizou um concerto na Praça da Sé. Foi a primeira vez que a banda da 4ª Região Militar se apresentou na cidade. “Ficamos felizes em participar desse momento importante. Para nós, é uma honra estar em uma cidade com grande representatividade no cenário cultural, visto que aqui, a música é tratada com seriedade”, destacou o regente da banda, Edmar de Rezende Ávila.
Dando continuidade as comemorações, foi feito, pelo prefeito Duarte Júnior, o descerramento da placa alusiva aos 300 anos da Companhia, ao lado da Câmara. “É um gesto imaterial de respeito e gratidão, não só à memória dos oficiais de 1719, mas também aos que cuidaram de registrar os fatos para que hoje pudéssemos relembrar e comemorar”, ressaltou o chefe do executivo em seu discurso.
Para encerrar, oficiais do Exército, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Guarda Municipal de Mariana seguiram em desfile pelo centro histórico da cidade.
QUARTEL DOS DRAGÕES – Após a instituição da primeira casa de Câmara e como forma de manter a ordem, cria-se na Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo duas Companhias de Cavalaria e o Primeiro quartel de Dragões da Capitania de Minas Gerais que abrigaria essas Companhias de Cavalaria.
O quartel de Dragões guardava as saídas da vila, bem como vigiava o rio, fonte de riqueza na época, sendo ele instalado onde hoje se encontra o mais belo conjunto arquitetônico de Mariana, a Praça Minas Gerais, composta pelas igrejas de São Francisco, Nossa Senhora do Carmo e pelo prédio da atual Câmara Municipal.