Trabalhos artísticos criados por associações de Mariana e região estão em exposição na Casa do Jardim, localizada na praça central da cidade. A proposta da mostra, desenvolvida diretamente com os moradores, é valorizar a cultura e os talentos locais.
Doze associações se revezam mensalmente na exposição de trabalhos como bordados, artesanatos, artigos religiosos, além de artes tradicionais locais, como pedra-sabão e panela de pedra.
“É importante mostrar e comercializar os nossos produtos, pois é uma oportunidade de levar o nosso nome para outras comunidades. Após o rompimento da barragem de Fundão, o turismo e o comércio locais foram prejudicados. Iniciativas como essa contribuem para fazer com que nossa cidade volte a ser produtiva. A exposição na Casa do Jardim nos ajuda de forma significativa no dia a dia. É importante para o nosso desenvolvimento como profissionais”, diz Viviane Carneiro, associada da Feira de Artes e Ateliê de Mariana (FAM).
Considerada uma ferramenta para o desenvolvimento e fortalecimento dos grupos locais de Mariana, a exposição tem recebido dezenas de visitantes, diariamente. A comunidade tem participado das ações, como forma de manter o local sempre ativo e preparado para receber a população. Além de exposições, a Casa do Jardim oferece exibição de filmes, palestras, capacitações, exposições culturais e trabalhos educativos. A programação está disponível no local.
Outros interessados em participar da série de exposições devem comparecer à Casa do Jardim (praça Gomes Freire, 236/242, Centro) de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, para fazer o cadastro.