O fim de semana foi agitado em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana. Shows com artistas locais, atrações culturais e comidas típicas marcaram a 14ª Festa da Panela. A festa reuniu mais de onze shows durante os dias 12, 13 e 14 de julho e teve como principal foco reforçar a tradição da panela de pedra, que é, até hoje, a principal obtenção de renda de muitos moradores do distrito.
Segundo a associação de moradores, atualmente o distrito carrega cerca de duas fábricas produtoras da panela de pedra. A maior parte dos moradores são produtores, seja em seus quintais ou em produções, 70% dos homens da comunidade estão interligados com a venda, produção ou distribuição das panelas, reforçando a tradição.
Além do aspecto cultural, o evento movimenta também a economia da cidade, cumprindo com o seu objetivo inicial. No total a Guarda Municipal de Mariana contabilizou cerca de 3 mil pessoas em cada um dos dias de festa, o que refletiu em pousadas cheias por visitantes.
HISTÓRICO - Em 2005, após um período de escassez de turistas na região, a comunidade de Cachoeira do Brumado se reuniu para pensar em propostas que resolvessem o problema. Através então da ideia de dois moradores do distrito, Mário Ramos Eleutério e Maria Lúcia, nasceu a Festa da Panela de Pedra.
2º TORNEIO EDUCAR PELO ESPORTE - Além da programação cultural, a 14° edição da Festa da Panela também recebeu os participantes do 2° Torneio Educar pelo Esporte, organizado pela Secretaria de Esporte. Foram 14 jogos de muita emoção e adrenalina, cujo objetivo era incentivar as categorias de base e oferecer às crianças da região uma oportunidade de treinar o futebol.