Imponente, com seus casarões históricos e igrejas barrocas, Mariana volta, no dia 16 de julho, a ter o posto de capital de Minas Gerais. A data também comemora o aniversário da cidade, fundada em 1696 por bandeirantes paulistas, em busca de ouro. Para celebrar os 323 anos da Primaz de Minas Gerais, o município realiza a tradicional solenidade do Dia de Minas, que confere a comenda a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do país.
Instituído a partir da sanção da Lei Estadual 7.561, pelo governador Francelino Pereira, em 1979, o “Dia do Estado de Minas Gerais” celebra a importância histórica de Mariana para a história de Minas Gerais. A cidade foi o primeiro núcleo urbano organizado e pioneira como vila, cidade e capital.
A comemoração tem início às 9h, com missa no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em louvor à Padroeira da cidade. A cerimônia religiosa remonta a uma tradição que vem sendo realizada há séculos, como forma de devoção. A celebração é acompanhada por fiéis e personalidades.
Às 10h, a Praça da Sé recebe a cerimônia cívica oficial do “Dia do Estado Minas Gerais”, na qual acontece a entrega das comendas. O evento é aberto ao público, seguindo apenas os requisitos de segurança. Logo após, ao meio dia, as torres das igrejas ressonam os sinos em homenagem à padroeira.
PROGRAMAÇÃO:
9h – Missa Solene em louvor à Padroeira Nossa Senhora do Carmo - Santuário do Carmo
10h – Cerimônia de Outorga da “Medalha do Dia de Minas Gerais” – Praça Cláudio Manoel
12h – Toque dos Sinos das Igrejas de Mariana celebrando o “Dia da Padroeira – Nossa Senhora do Carmo
12h15 – “Um Toque por Mariana” – Manifestações culturais em vários pontos da Cidade – Os Artistas de Mariana comemorando o Aniversário da Cidade
18h – Procissão da Padroeira Nossa Senhora do Carmo – Santuário do Carmo
20h30 – Cantando para Mariana com o Coral Tom Maior – Praça Cláudio Manoel