O projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, a Feira mensal foi realizada nesse final de semana, 14 e 15 de junho, na Rua Direita.
A representante da Feiras de Artes e Ateliê de Mariana (FAM), Viviane Cardeiro, ressalta o resgate e a valorização da identidade e da cultura de Mariana provida pela Feira. "Uma vez por mês, expomos produtos, sejam eles alimentos ou objetos, que contam um pouquinho da cultura e da história do povo de Mariana. O bordado do Clube Mães do Colinas, o umbigo de banana da FAM e o fígado com jiló da Feiramarte não são só produtos, são costumes e características do marianense. É maravilhoso partilhar a nossa história!", pontua Viviane.
Já a técnica administrativa pará-minense, Soraya Araúja, elogia a receptividade do marianense e a beleza da cidade. "Chegamos à cidade e viemos direto para a Feira. A comida é cheirosa e saborosa, a música ao vivo também é excelente, faz a gente querer ficar, admirar e morar nesta bela cidade", comenta Soraya. Os cantores que garantiram a música elogiada pela técnica foram Vilma Borges e Toninho Batista.
A Feira é um projeto da Prefeitura de Mariana em parceria com as associações: Clube de Mães do Colina, de moradores dos distritos: Padre Viegas, Cláudio Manuel, Monsenhor Horta, além das instituições Feiras de Artes e Ateliê de Mariana (FAM), Feira Marianense de Arte, Artesanato e Antiguidade (Feiramarte) e do Movimento Renovador dos Artesãos de Mariana.