Mais bela que outrora, ela iria ressurgir. Ressurgir de uma história que começou aqui, há 321 anos. Terras das primazias e inúmeros varões. Berço de grandes artistas, poetas e escritores. Somos a primeira vila, cidade e capital do Estado. Vamos ver os dias com a pureza dos olhos das crianças, com a esperança da juventude, com a força e os exemplos daqueles que nos antecederam e com a certeza de quem sabe aonde quer chegar.
Os desafios existem? Sim. Afinal, nos últimos anos estamos vivendo uma realidade bem diferente da qual vivíamos. Enfrentamos um cenário de extrema dificuldade financeira com a drástica queda da nossa arrecadação, devida à paralisação das atividades da mineradora Samarco, e todo o impacto social causado em desdobramento disso.
Porém, nesses meses a frente do Executivo Municipal o nosso desejo em querer transformar a primeira capital de Minas Gerais só aumenta. Observamos um futuro de conquistas importantes para Mariana. Por meio de ações objetivas, estamos conseguindo encarar este momento com a cabeça erguida, trabalhando muito e com responsabilidade para tomar as decisões que precisamos.
Seja buscando soluções para o nosso saneamento básico, com a vinda de mais de R$ 70 milhões para todo o tratamento e coleta de esgoto em nosso município, ainda neste ano de 2017. Hoje isso é uma realidade. Um sonho que finalmente se tornará real para nós marianenses. Ou mesmo através dos importantes diálogos que estamos tendo com os Governos Federal e Estadual, o que poderá nos possibilitar o recebimento de recursos para fazermos investimentos em áreas extremamente importantes, a fim de continuar promovendo o desenvolvimento de Mariana.
Mas o que precisamos também é consolidar caminhos para a nossa diversificação econômica. Com as diversas reuniões e debates que estamos realizando será concretizado o nosso tão sonhado distrito industrial para que possamos investir forte nas empresas locais, possibilitando novas formas de geração de renda para a nossa população, que não pode continuar sendo vítima de todo esse impacto social acometido em nossa cidade.
Assinamos recentemente um acordo de cooperação técnica que vai contribuir muito para o aumento de outras atividades econômicas na região. Estamos nos reunindo há meses em busca disso. E, finalmente, o acordo foi assinado para que os trabalhos possam começar. Queremos identificar oportunidades de negócios inovadores e sustentáveis, que permitam escalamento de impacto socioeconômico. Pretendemos trazer empresas âncoras para o município, promovendo, assim, o fortalecimento do comércio.
Queremos continuar caminhando com muita consciência e responsabilidade. Vamos trabalhar para o bem e cuidar dessa terra que tanto amamos e que tanto representa para Minas Gerais e para o nosso país. São 321 anos de histórias e riquezas culturais. São 321 anos da construção da identidade de um povo. A nossa história começa aqui. E aqui a nossa vida recomeça, pois aos homens de minas não foi dado o direito de ver o tempo passar, mas foi-nos dada a missão de escrever a nossa própria história.