Música, animação e muita fé. Assim será a festa em homenagem ao Divino Espírito Santo neste fim de semana, em Mariana. O evento que acontece neste sábado (03) e domingo (04) tornou-se uma das festas mais bonitas e expressivas da religiosidade popular do marianense.
O evento, cuidadosamente preparado pela Confraria do Divino Espírito Santo da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, reúne fies de várias cidades para a Festa da Bandeira e Festa e Pentecoste.
Segundo membros da confraria, a festa se tornou, ao longo dos anos, uma das mais bonitas e expressivas da religiosidade popular do marianense. Como de costume, os preparativos têm início com o sorteio dos organizadores da festa.
Para esse ano, Marco Mol foi sorteado como imperador, Francisco Assis Santos como provedor, José Adriano Pereira como Procurador; Sebastião Fernandes como Alferes da Bandeira e Márcio Guadalupe Valentim como 1º Mordomo do Mastro.
Programação da Festa do Divino:
03 de junho (sábado):
14h: Recepção e Concentração dos Grupos de Congados no Terminal Turístico
15h: Cortejo dos Congados até a Praça Minas Gerais
18h: Procissão Luminosa da Bandeira do Divino Espírito Santo, saindo do Adro de São Francisco para a Igreja da Confraria e especialmente acompanhada pelos Grupos de Congados. Após a missa e novena haverá levantamento do mastro, leilão de prendas e retreta com a Sociedade Musical São Vicente de Paulo.
04 de junho (domingo):
8h: Procissão do Divino Espírito Santo com Cortejo do Imperador, dos Festeiros e da Confraria do Divino Espírito Santo, saindo do Adro da Igreja de São Francisco.
9h: Tradicional sorteio dos festeiros e do Imperador para a Festa Ano de 2018. Solene missa festiva, benção dos pães e medalhas. Coroação do Imperador, coroação de Nossa Senhora e retreta com a Sociedade Musical União XV de Novembro.