Com marchinha sobre a reforma da previdência, a Banda dos Farrapos comandou a folia do sábado e na segunda de Carnaval em Mariana. No primeiro dia foram cerca de três mil pessoas, atrás do trio-elétrico desde sua concentração, na Rua Wenceslau Braz, até a Praça Gomes Freire.
O bloco desfilou novamente na segunda, com número maior de foliões. Segundo os organizadores, foram cerca de cinco mil pessoas.
Além do samba no pé a Belo-Horizontina, Ana Luíza, veio com o sorriso no rosto aproveitar a festa. “O carnaval de Mariana é ótimo. Aqui a gente sente confortável para dançar e sair com a família. Sempre que posso dou um jeito de visitar e aproveitar”, disse a turista. Além de ser um dos blocos mais tradicionais de cidade, com mais de 40 anos de tradição nos carnavais marianenses, caipirinha foi distribuída na concentração, atraindo milhares de foliões.
Os Farrapos é o bloco famoso por criar marchinhas satíricas, com a intenção de resgatar a tradição dos antigos carnavais de Mariana. O nome vem da proposta do bloco: os foliões podem usar a fantasia que desejarem, sem imposições, fazendo com que os participantes abusem da criatividade.
Como em todos os anos não faltaram fantasias, predominando a criatividade e as fantasias em grupo ou em pares, teve irmãos Bros e as princesas Peach, família de joaninha, dupla de Zorros, entre várias outras. O cortejo passou pelo centro histórico, com destino ao Jardim levando muita alegria para foliões.