Após 10 anos sem título, a escola de samba Vila do Carmo desencantou em 2017 e venceu o carnaval de Mariana pela 18ª vez com 94 pontos. A escola escolheu como enredo “Os anos 80”, época que a escola foi fundada, para abordar momentos, artistas e filmes que fizeram sucesso na época. Em segundo lugar ficou a Morro da Saudade, com 89 pontos e em terceiro a Acadêmicos do Barro Preto, com 62.
Chuva e atraso não afastam público do desfile das escolas de samba
Mesmo debaixo de chuva, o público compareceu à Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Mariana, neste domingo (26), para assistir ao desfile das três escolas de samba da cidade. O desfile atrasou cerca de duas horas devido a forte chuva. A tempestade começou por volta das 20h, horário marcado para o início do evento e apresentação das escolas.
A primeira escola entrou na avenida por volta das 22h. Os organizadores das três agremiações tiveram problemas para virar os carros alegóricos no início da avenida, mas depois de organizarem o desfile prosseguiu. Mesmo com os incidentes, o público não desistiu e continuou à espera das escolas que este ano trouxeram temas diversificados.
SAMBA ENREDO
A campeã do Carnaval 2016, a escola Morro da Saudade, fundada em 1984, teve como enredo este ano “hit das Canções do Amor na Passarela do Samba” e levou o público à uma viagem musical relembrando grandes sucessos como por exemplo, Boate Azul.
Já Acadêmicos do Barro Preto, fundada em 2007 e três vezes campeã, buscou fazer uma lembrança em sua própria história e teve como tema seus dez anos de fundação. A ideia foi mostrar ao público como foi sua trajetória desde seu início até as conquistas dos títulos.
Vila do Carmo, fundada em 1981 e 17 vezes campeã, desfilou com o tema “Anos 80”, época em que a escola foi criada. O intuito foi abordar artistas, filmes e momentos daquela época como Ayrton Senna, Chacrinha e Os Trapalhões; acontecimentos importantes como as Diretas Já, além de músicas da década de 80.