Considerado um dos mais tradicionais de Minas Gerais, o Carnaval de Ouro Preto receberá neste ano patrocínio privado recorde de R$ 2,3 milhões para investimentos em logística, infraestrutura e segurança dos foliões. Com esse dinheiro, a gestão do prefeito Julio Pimenta (PMDB) espera não ter de desembolsar dinheiro público para bancar o evento.
Nesta sexta-feira (10), a prefeitura formalizou a parceria com a empresa Ambev e água mineral Bella que serão as patrocinadoras oficiais do Carnaval de Ouro Preto em 2017. O contrato foi assinado pelo prefeito e representantes das empresas.
"Com isso, a Prefeitura de Ouro Preto não irá gastar recursos públicos com a festa e garantirá a folia na rua para ouro-pretanos e visitantes", informou a assessoria do prefeito. O carnaval de rua e universitário começa no dia 23 de fevereiro e vai até 1 de março.
A busca de patrocínio para a folia ouro-pretana começou na quarta feira (08), quando a prefeitura divulgou chamamento público para empresas interessadas em patrocinar a festa, tendo como contrapartida a utilização de sua marca vinculada ao maior evento carnavalesco do interior do Brasil. A reunião de abertura das propostas ocorreu na sexta feira (10) na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
A Secretaria de Turismo fez o projeto, ouvindo o Conselho de Turismo e os grupos culturais do município, e contemplando a descentralização do Carnaval, como é proposto pelo Ministério Público em Termo de Ajustamento de Conduta para que o município possa realizar as festividades.
Trata-se de uma parceria público privada na qual o município pretende não investir nenhum recurso público.
Uma das cláusulas do edital diz ainda que não podem participar empresas que são fornecedoras habituais ou potenciais do município, entendendo aqui aquelas que possuem ou pretendem possuir contratos de prestação de algum tipo de serviço ou produtos. Desta forma, evita-se a possibilidade uma empresa patrocinar o carnaval e depois tentar recuperar com contratos de outra natureza junto ao Executivo.
Desta forma, a Prefeitura de Ouro Preto pretende fazer o processo de maneira mais transparente, dentro da legislação vigente e de maneira que o folião, na sede e distritos, seja contemplado com a festa de Momo e tenham garantidos infraestrutura e segurança nos quatro dias de folia em 2017.