O turismo cultural vem atraindo cada vez mais o interesse de visitantes nacionais e internacionais que viajam pelo Brasil. O país, que já ocupa o 8º lugar em recursos culturais em um ranking de 141 países, possui mais de três mil museus em funcionamento em todos os estados brasileiros.
Somente os 30 administrados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país receberam em 2016 quase um milhão de visitantes. Entre os mais visitados figuram o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), com 321.632 visitantes, seguido pelo Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), com um público de 156.570 pessoas, e o Museu Histórico Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, com 123.370 visitantes.
Instalado no prédio do século 18, na Praça Tiradentes - coração de Ouro Preto - o Museu da Inconfidência abriga um dos acervos mais raros do país. São mais de 4 mil peças que registram a vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Um dos destaques é o processo de julgamento dos inconfidentes, conhecido como Autos da Devassa. Uma das 72 peças contém a certidão da execução de Tiradentes.
Também chama a atenção no ranking do Ibram o aumento de público do Museu Casa da Hera, no município de Vassouras (RJ). Em 2015, 4.193 pessoas visitaram o museu. Já no ano passado, foram 10.148 visitantes, correspondendo a um incremento de 142%.
Outros oito museus tiveram aumento significativo de público em comparação ao ano anterior: Museu do Diamante (MG) com um aumento 54%; Museu da Abolição (PE) com 49%; no Rio de Janeiro, Museu Casa de Benjamim Constant (34%), Museu Chácara do Céu (25%) e Museu do Açude (18%); e, em Minas Gerais, Museu Regional Casa do Ottoni (14%), Museu Regional de Caeté (13%) e Museu do Ouro (10%).
Para auxiliar os amantes de história e cultura a deixar a experiência das viagens completa, disponibilizamos aqui o link para um tour virtual e conheça os museus e os principais atrativos em seus arredores.