Após dois anos de muita expectativa começaram a restauração da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Camargos, distrito que fica a 20 km da do centro histórico de Mariana. Tombada pelo Iphan desde 1949, a igreja é considerada uma das mais antigas de Minas Gerais.
Apesar de sua importância, a igreja do século 18 estava fechada desde 2014 na lista do PAC 2 Cidades Históricas. Porém, os recursos ainda não foram liberados. As obras emergenciais, que iniciaram este mês, serão executadas com recursos próprios do município de Mariana.
Estão previstas a reforma estrutural e arquitetônica do telhado, das torres, forro e da cimalha. As obras devem ser concluídas em meados de maio. O valor total é de R$ 465.195,28 e os recursos vêem do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura de Mariana.
“As obras são de caráter emergencial, pois ela se encontra em péssimo estado de conservação. A solução foi utilizar recursos próprios do município para evitarmos perder um dos bens materiais de enorme importância para o acervo histórico e cultural”, afirmou o coordenador de Patrimônio, Lélio Pedrosa Mendes.em entrevista concedida em dezembro passado.
A igreja de Camargos foi construída por volta de 1707 em substituição a capelinha original, do inicio do povoado. Por suas dimensões, é considera como uma das grandes igrejas de Minas, situada no alto da colina. Fundada por Tomás Lopes de Camargo na rota do ouro, a igreja possui no interior talha característica da primeira fase do Barroco, estilo nacional português.