A noite de domingo de carnaval trouxe brilho, diversão e muito samba no pé para a Avenida Getúlio Vargas, que neste carnaval se transformou na “Avenida do Samba”.
A primeira escola a entrar na avenida foi a Vila do Carmo, com o enredo “Mistério e Sedução: a vida em nossas mãos”. Na sequência, a Acadêmicos do Barro Preto sacudiu a passarela cantando “Com a Acadêmicos até o arraiá vai para a avenida”. A terceira e última a desfilar foi a Morro da Saudade.
Milhares de foliões ocuparam toda extensão da Avenida Getúlio Vargas. O prefeito Duarte Júnior, acompanhou o desfile das três escolas de samba.
As escolas de samba Morro da Saudade, Vila do Carmo e Acadêmicos do Barro Preto trouxeram alegorias criativas abordando as temáticas do amor, da leitura, da sedução, festa junina e desenhos animados. A criatividade agradou o público.
Norma Santos veio de Salvador (BA) com suas amigas para prestigiar a folia e conhecer a cidade. “Eu escolhi Mariana pela segurança. A cidade é linda. Essa é a primeira vez que eu venho e estou encantada com tudo, a limpeza, a segurança, é um carnaval divertido e a gente se sente mais segura”, destacou a visitante.
Wanderson José, 47 anos, frequenta os desfiles das escolas desde que se entende por gente. Sendo natural de Mariana, sua família tem o costume de comparecer todo ano a avenida pra prestigiar a escola de samba escolhida da família: Acadêmicos do Barro Preto.
Sílvia Afonso, 35 anos, desfila na escola Acadêmicos do Barro Preto desde sua fundação já que sua família é fundadora e presente em grande número na produção (ela faz parte da diretoria), mais de 40 familiares, e neste ano desfilou como segunda porta-bandeira.
Na tarde de segunda-feira (8) foi feita a leitura da nota dos dez quesitos avaliados. Compuseram a banca de julgamento cinco pessoas, todas elas de fora da cidade. Cada jurado avaliou dois quesitos. Após a contagem dos votos, o prefeito Duarte Júnior “Du” anunciou a vencedora. “Eu vi o desfile das três escolas ontem e temos que reconhecer quem está a frente dessas escolas. Todas as três escolas foram muito felizes, mas temos que respeitar a decisão dos jurados. Por isso, parabenizo a escola Morro da Saudade, campeã do Carnaval”, disse o prefeito.
José Arlindo Pinto, presidente da Escola da Saudade Morro da Saudade, comemorou o título junto com toda comunidade de Passagem de Mariana. “O título coroa o trabalho de toda comunidade, que não mede esforços para fazer o carnaval. Trabalhar praticamente 24 horas nos últimos 30 dias. Temos que agradecer a organizar e parabenizar também as outras escolas, que fizeram um belo desfile”, disse o presidente.
Fundada em 16 de dezembro de 1984, a escola é do distrito de Passagem de Mariana. O leão é o símbolo da escola, que desfilou em 2016 com 400 componentes. Gilsandra Monteiro foi a rainha da bateria comandada pelos mestres Ademir e José Roberto.