De Mariana
Foi assinada na sexta-feira (9), a parceria para reabertura das atividades culturais no entorno das estações ferroviárias de Mariana e Ouro Preto. O que era o Complexo Cultural Trem da Vale passa a se chamar Complexo Cultural Circula Trilho, e agora tem a gestão da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com as prefeituras e câmaras de vereadores das duas cidades. A Vale vai continuar gerindo os passeios de trem entre Mariana e Ouro Preto.
“A sociedade, a comunidade e também estas instituições parcerias podem e devem assumir o projeto, pois estão aptas para isso”, declarou Paulo Henrique Soares, gerente geral de Comunicação da Vale. Soares destacou também que nos nove anos em que a empresa esteve à frente do projeto, cerca de um milhão de pessoas usufruíram do passeio de trem e das atividades oferecidas, como aulas de teatro e circo, entre outros.
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior “Du”, demonstrou satisfação em poder reabrir as atividades da Praça da Estação, em especial o parque de diversões. “Como venho dizendo, este momento que atravessamos requer boas parcerias para que os projetos que trazem benefícios à população não sejam extintos. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, disse. A reabertura do espaço em Mariana acontece no domingo (18). “Tenho três filhos, e eles já me cobravam para reativar esse espaço. É uma notícia que vai fazer bem a muitos pais, muitas famílias”, concluiu Du.
O professor Marcone Jamilson Freitas Souza, reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, disse que a UFOP vai proporcionar uma “parceria no sentido mais estrito da palavra, oferecendo ensino, pesquisa e extensão a todos os envolvidos”. A cerimônia de assinatura do convênio aconteceu na Escola de Minas, na Praça Tiradentes. Após a assinatura houve uma visita guiada ao Setor de Mineralogia do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.