Anna Gonçalves
Mariana/MG
O menino sonhador, do pequeno lugarejo de Gurujanga, nos arredores de Diogo Vasconcelos, cresceu apaixonado pelas ondas sonoras. Em comemoração ao Dia do Rádio, Jota Messias fala sobre a sua trajetória e seu amor pelo rádio mineiro.
Nascido em 1958, Juarez Missias Afonso se interessou logo cedo pelo rádio. Ao ouvir o aparelho, Missias sentia que seu futuro estava ali.
"Em 63, fui à casa de um tio e ele estava limpando um rádio. Eu falei: Tio, quando eu crescer, quero trabalhar neste negócio. Como que faz para entrar aí? E ele disse: Ah, pra funcionar isso daqui é um punhado de homenzinhos. Eu ficava pensando, como que eu deste tamanho vou caber ali?", conta o radialista.
O tempo passou e Juarez foi estudar na cidade de Ponte Nova, em meados de 1973, onde fez o seu primeiro teste na rádio da cidade e devido ao grande nervosismo, foi reprovado.
Já no ano de 81, Missias foi para Ouro Preto e realizou um teste para a rádio Itatiaia. Conseguiu entrar para o quadro de funcionários executando serviços como faxina, cobrança e ajudando na transmissão, até que um dia o locutor Daniel Matias o convidou para assumir o quadro Sertanejo. Assim nasceu Jota Messias. O radialista responsável pelos programas de sertanejo, seresta e esporte, até o ano de 94.
Voltou para Ponte Nova a fim de estrear nas ondas FM do rádio, o que era novidade para ele, e logo foi líder em audiência. Fez de Mariana a sua casa em 1997, trabalhando na rádio da cidade e logo recebeu o convite para trabalhar na TV como repórter esportivo. "Nunca tinha feito TV e acabei engatando. Passei de repórter para cinegrafista, cinegrafista para redator, redator para apresentador do programa, hoje, Top Esporte, da TV Top Cultura", afirma Jota.
Bordão
O locutor autor do bordão "Caiu mais um pauzinho!" utilizado na rádio para anunciar o tempo decorrido do programa, teve sua biografia incluída no livro "Enciclopédia do Radiojornalismo Mineiro", de autoria da professora Nair Prata, dentre outros 381 importantes nomes do cenário radialista em Minas.
Missias completou 33 anos de rádio e 18 anos de TV. O menino tímido de Gurujanga ganhou seu espaço na mídia, bem como o reconhecimento pelo trabalho prestado. Jota acredita que cada pessoa tem um dom natural que precisa ser aprimorado e assim justifica seu envolvimento e paixão em falar com os ouvintes.
Atualmente Jota Messias se afastou dos rádios e passou a dedicar-se à televisão, mas não esconde o amor e carinho pelo meio.