A dissertação de mestrado "Aldravismo movimento mineiro do século XXI", da escritora aldravista Andreia Donadon Leal, foi selecionada pelo sistema do grupo editorial germânico Novas Edições Acadêmicas (uma marca marca comercial de OmniScriptum GmbH & Co., de Saarbrücken, Alemanha) para edição de livro, que será comercializado globalmente.
A publicação é o desfecho de sua dissertação de mestrado em Estudos Literários, na Universidade Federal de Viçosa. pesquisa orientada pela Prof. Dr. Nilton Silva e co-orientação do Prof. Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior, da UFOP, desenvolvida com os poetas do movimento aldravista, Gabriel Bicalho, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira.
O livro traçou quadro histórico, estético e literário do Aldravismo: movimento literário e artístico que se desenvolveu na Região dos Inconfidentes, no século XXI, na cidade de Mariana - MG. Surgido no ano de 2000, o Aldravismo explicita a proposta de poetas que se reuniram para experimentar uma forma de provocar significação sem impor a vontade do autor, nem desconsiderar a vontade do leitor, abrindo uma possibilidade de produção de algo que pudesse ser complementado pelo leitor, no processo de significação. Nascia a proposta de Literatura Metonímica, em que o produtor apresenta um indício, uma parcela da coisa representada e o leitor/espectador é livre para compor seu complemento de significação.
A obra desenvolve reflexão sobre o contexto histórico do movimento aldravista, nos panfetos e jornais, do período pré-aldravista até a consolidação do movimento (1995-2000). Traça o conceito de interdiscursividade dos manifestos publicados nas edições impressas do Jornal Aldrava Cultural e no livro de base "Aldravismo - A literatura do sujeito". Analisa, ainda, a produção literária nos jornais publicados no período de 2000 a 2012, ou seja, o modo de sua realização textual, em que uma parcela de algo assume significação de uma totalidade, uma insinuação que se faz discurso e uma forma que se faz resultado.
O ciclo analítico do Aldravismo se fecha com a apresentação da nova forma poética - a ALDRAVIA, criada em 2010 pelos poetas de Mariana, consolidando, assim, o Aldravismo como o Movimento Literário do século XXI.
No sistema do grupo editorial germânico, o livro "Aldravismo - movimento mineiro do século XXI" vai ser comercializado, GLOBALMENTE, podendo ser adquirido também on line, inclusive em sua edição e-book [livro eletrônico].