Flávio Ribeiro
Mariana/MG
Cerca de 32 vozes brasileiras, que vão desde o rap ao indie rock, serão responsáveis por realizar uma releitura dos sucessos de Milton Nascimento. Com um reconhecimento adquirido em mais de 50 anos de carreira, o cantor e compositor conhecido como ‘Bituca’ será lembrado em um disco produzido pelo marianense Pedro Ferreira.
Clássicos imortalizados de Milton Nascimento serão reconstruídos em 30 faixas, distribuídas em álbum duplo e com previsão de lançamento para junho desse ano. Artistas como A Banda Mais Bonita da Cidade, Aline Calixto, Karol Conka, Letuce, Rashid, Vanguart e a Orquestra Contemporânea de Olinda são alguns dos colaboradores da obra.
Responsável pela homenagem feita ao Los Hermanos em 2012, com a Coletânea Re-Trato, o produtor Pedro Ferreira revela que o amadurecimento de sua atual reverência à Milton é oportuna para o momento que vive Nascimento.
“Esta é uma década muito especial para o Bituca, ele completou 50 anos de carreira e são mais de 40 anos do lançamento do disco histórico 'Clube da Esquina'. Pensando em tudo isso, além de todo o papel fundamental que ele representa no cenário da música brasileira, nada mais junto que homenageá-lo”, diz Pedro.
Com intenção de fugir do óbvio, o novo projeto diverge entre gêneros musicais. As composições entre diversos estilos, para o responsável, traz “a possibilidade de ouvir artistas de gerações e estéticas completamente distintas perpetuando um legado importantíssimo para a cena nacional”.
Assim como na coletânea de Re-Trato, o álbum Mil Tom foi trabalhado graficamente pela artista Luyse Costa. Os traços de marcas simples fazem parte da base de produção, segundo o produtor. Os artistas convidados também estarão disponíveis para imprimirem suas próprias características durante a produção da coletânea.
Os admiradores de Milton Nascimento podem colaborar com a homenagem ao cantor. Integrantes e colaboradores irão escolher fotografias que retratem questões sensitivas, ou que, simplesmente agradem os envolvidos. A postagem dos conteúdos já podem ser feitas ao e-mail coletanea.mil.tom@gmail.com
A disponibilidade da coletânea Mil Tom será feita por meio de download e sob demanda, no site do portal Scream&Yell.