O Clube Osquindô, em parceria com as equipes da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, deu início na rede municipal ao projeto “Loucos por Leitura” na sexta-feira (10), com a ação “Caçadores de História” na Escola Municipal Monsenhor José Cota, no Bairro Cabanas.
A escola recebeu quatro personagens ilustres da cidade, as senhoras Lurdinha Valter e Terezinha Morango e os senhores Alípio Faria e Amadeu da Silva, da Banda União XV de Novembro, que contaram para os alunos da 4° e 5° ano um pouco sobre suas vidas, além de causos e curiosidades da cidade.
No objetivo do projeto é valorizar e preservar as histórias locais com a integração da comunidade, o projeto solicitou que cada aluno trouxesse histórias dos moradores do próprio bairro para a criação de um baú de histórias, que foram relatadas, ilustradas e serão selecionadas para a confecção do “Livrão Caçadores de História de Mariana”.
Dona Tereza de Paula, de 77 anos, conhecida como “Terezinha Morango”, é uma das personagens. A simpática marianense destaca a importância da educação e fala um pouco de uma de tantas histórias contadas. “Contei uma coisa que me aconteceu que eu não sei se foi sonho ou se foi realidade. Falei também das drogas sobre o respeito humano, o respeito com os colegas, com os professores e com a sociedade”.
Para Kátia Cilene Rodrigues, diretora da escola, a ação também ensina a importância em ouvir e repassar as histórias da comunidade para as gerações futuras. “É um trabalho que acho que todas as escolas tem que priorizar e buscar, que é a questão de preservar mesmo do patrimônio, de valorizar e respeitar as pessoas que tem mais conhecimento, que viveram em outras épocas e que tem bastantes histórias bacanas que podem passar para essa geração nova.”, ressalta.