No dia 4 de abril, o Museu do Oratório (Ouro Preto/MG) abre sua Série de Concertos de 2015. Os músicos Pedro Hasselmann Novaes (flauta doce) e Eduardo Antonello (cravo) trazem obras de Haendel, Volta, Corelli e Marcello, enfocando a dança em séculos, com músicas que são puro divertimento. O barroco dos séculos XVII e XVIII reuniu em sonatas e suítes uma grande diversidade de danças de vários países ou regiões. Será apresentada, também, uma pequena Jam Session de música tradicional irlandesa.
Para conceber e colorir um programa tão variado, os músicos unem instrumentos de técnicas e timbres distintos, como uma gaita de foles, flautas doces e whistles, que são flautas da tradição irlandesa, a um instrumento de tecla importantíssimo no barroco: a espineta. Ela acompanha os sopros, com atenção especialmente voltada para cada uma das épocas e estilos.
O concerto será às 18h30, com segunda sessão às 20h, nas dependências do Museu (Adro do Carmo, 28 – Centro). Os ingressos para a apresentação são vendidos a R$10,00 na portaria da Instituição. Estudantes e idosos pagam meia entrada. Mediante apresentação de comprovante de endereço, moradores de Ouro Preto não pagam ingresso.
O cravista Eduardo Antonello comemora a participação na Série de Concertos no Museu do Oratório. “É com grande satisfação que apresentaremos o programa, voltado para as danças, principalmente do século XVIII. Vale mencionar, também, a combinação de instrumentos como o whistle e a gaita de foles, acompanhadas pela espineta, oportunidade rara de se ver no Brasil”, completa.
Em 2015, a Série de Concertos no Museu do Oratório comemora seus 15 anos de existência. Anualmente, são oferecidos dez concertos, sempre com músicos de renome e repertório de qualidade, com valores acessíveis.
04/04 – Pedro Hasselmann Novaes (flauta doce) e Eduardo Antonello (cravo)
02/05 – Guilherme Vincens e Michel Maciel (duo de violões)
06/06 – Pedro Persone (fortepiano)
04/07 – Cássia Lima (flauta) e Giselle Boeters (harpa)
25/07 – Delphim Resende (cravo) e Regiane Martins (soprano)
18/08 – Rafael Alberto e Leonardo Gorosito (Duo Desvio de Percussão)
26/09 – Edite Rocha e Elisa Freixo (dois teclados) – Primavera de Museus
17/10 – Cristina Banegas (cravo)
07/11 – Marcelo Parizzi (flauta), Mariana Jelen (violino) e Gina Umstead (viola)
05/12 – Antonio Guimarães (flauta) e Elisa Freixo (cravo)
*Com informações de Converso Comunicação.