Flávio Ribeiro
Mariana/MG
A quantidade e qualidade das 50 principais nascentes da região de Ouro Preto, descritas no livro “Água e Cultura – Inventário de fontes de Águas de Ouro Preto” darão o tom para exposição gratuita, que se inicia nesta sexta (06) no salão da FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais).
Com perguntas como ‘você sabe de onde vem a água que chega a sua casa?’, quanto desse recurso existe na sua cidade?’, a mostra “Água, Cultura - Inventário de fontes de Águas de Ouro Preto” desmistifica, por meio de fotografias, dados sobre um dos bens mais preciosos da planeta.
O evento é acompanhado da comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22 desse mês.
No espaço da programação cultural haverá oficinas de capacitação da comunidade, um concurso literário voltado para estudantes de escolas públicas da cidade, além de ações educativas nas instituições de ensino.
A exposição será aberta ao público e funcionará no Espaço FIEMG, até o dia 23 de março, de 9h às 19h.
A publicação originária da exposição traz um mapeamento completo das nascentes na cidade de Ouro Preto. A iniciativa contou com o apoio técnico da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), ANA (Agência Nacional das Águas) e IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas). O livro também destaca os riscos que afetam as fontes e os diversos usos da água.