A Casa dos Contos em Ouro Preto apresenta a exposição de fotoperformances eu é outr@s do artista visual Domingos Mazzilli, de 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015. A exposição é composta por fotografias onde Mazzilli interpreta vinte e cinco mulheres do seu imaginário, sob curadoria de Susan O. Campo, uma dessas personagens.
Mazzilli foi fotografado por Felipe Ferreira e contou com a maquiagem do espanhol Raul Cabanell. Foram feitas mais de 10 mil fotografias em 28 ensaios com duração de 8 horas cada, onde o artista interpretou várias personagens, das quais apresenta 25.
A maioria das personagens pertence ao imaginário do artista e entre elas temos a crítica literária, a punk de Berlim, a editora de modas, a freira sádica, a dona de casa assassina, entre outras mulheres artistas como Yayoi Kusama, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, além de outras do cinema de Fassbinder, John Waters e Almodóvar, como Hanna Schygulla em Lili Marlene e a drag Divine.
Diz o artista: “ Embora esta exposição, que parte da frase de Rimbaud “eu é um outro”, coloque temas como o feminino, a discussão de gênero e identidade, penso que, antes de tudo, ela é um exercício amplo, geral e irrestrito da liberdade em tempos tão conservadores ao deixar o imaginário recriar outras personagens e viver outras vidas”.
Junto com as fotografias há também biografias destas personagens fictícias criadas por Mazzilli como a editora de livros que não consegue nunca terminar de ler Ulisses, de James Joyce, a viúva milionária que possui fábrica de armamentos mas que ajuda crianças africanas vítimas das minas terrestres ou ainda a editora de moda que não se senta na mesma fileira de Constanza Pascolato nos desfiles.”
“Fui, em poucos meses, todas as mulheres que quis. Tive todas as cores, tamanhos e texturas de cabelo, todas as cores de unhas e de olhos, todas as cores e tipos de roupas, todas as caras e bocas”, afirma o artista.
Tibério França, fotógrafo e professor, fala um pouco sobre essa diversidade. “O retrato, tão caro ao imaginário coletivo, nos torna imediatamente íntimos de todas as mulheres aqui presentes. (...) Não duvidamos de suas existências, pois Mazzilli materializa o espírito de cada uma dessas mulheres imaginárias, certificadas por meio de suas biografias. Cabe, portanto, à fotografia, dar credibilidade ao que vemos, como um avalista que endossa uma promissória.”
Domingos Mazzilli Júnior graduou-se em medicina, com especialização em psiquiatria e medicina do trabalho. Fez pós – graduação em história da arte, na PUC Minas, e cursou artes visuais, pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sem, no entanto, concluir o curso. Atualmente, faz artes plásticas na Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Como artista plástico, iniciou a criação de suas obras a partir de 2007, aos 43 anos, e trabalha com objetos, assemblages, bordados em lingeries, objetos de cozinha e carnes, criação de vídeos, instalações e fotoperformances. Mazzilli fez uma série de exposições individuais e coletivas e se dedica em tempo integral às artes plásticas. www.mazzilli.art.br.
eu é outr@[s] - Mazzilli
curadoria Susan O. Campo
De 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015
Visitação : segunda-feira das 14h às 18h
terça-feira a domingo das 10h às 18h – fechado nos dias de carnaval
Museu Casa dos Contos Rua São José, nº 12 – Centro – OURO PRETO - MG
Entrada gratuita
Mais informações Tel .: (31) 3551-1444