Durante o Carnaval em Ouro Preto, a Praça da UFOP já é destino certo dos foliões, por causa dos blocos carnavalescos que ali se apresentam. Neste ano, o processo para a utilização do espaço aconteceu por meio de um edital, a fim de promover uma contrapartida social para a comunidade local.
Localizada no bairro do Pilar, em frente ao Centro de Artes e Convenções da UFOP, a praça será o espaço de quatro dos maiores blocos de Ouro Preto: Caixão, Cabrobró, Praia e Chapado. Estes se apresentarão no sábado (14), domingo (15), segunda (16) e terça-feira (17) de Carnaval, respectivamente, por terem vencido o edital 001/2015, lançado em novembro de 2014, preenchendo os requisitos necessários, juntamente a um projeto de ação sociocultural solicitado.
O gestor do núcleo de projetos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (Adop), Vandeir Assis, responsável pela administração da Praça e todo o complexo do Centro de Convenções, conta que essa iniciativa social surgiu da preocupação e da necessidade de atenção com os moradores. “A Adop e a UFOP pensaram que uma forma de atender a essa perspectiva seria reforçar o critério de utilização do espaço com o edital e, ainda, aproximar esses blocos, que são organizados por repúblicas de Ouro Preto, com a comunidade”.
Segundo Vandeir, nesse primeiro edital, não houve nenhuma exigência sobre qual iniciativa cultural poderia ser realizada, porém era necessário atender o valor mínimo pedido e ser uma associação ligada ao município de Ouro Preto. “Os quatro blocos têm competência para trabalhar com essa proposta de aproximação com a população e atenderam perfeitamente os pré-requisitos necessários”. Ele acrescenta que o edital também atende à política pública, pensando na descentralização do Carnaval e na preocupação com a mobilidade urbana. As associações de repúblicas que venceram o edital resolveram apoiar o mesmo projeto, o Circuito do Samba, um pré-carnaval que acontece pelos bairros de Ouro Preto. O preço mínimo de colaboração para a iniciativa foi de R$5 mil, e cada bloco ficou responsável por apoiar uma parte desse circuito, além de ajudar na sua divulgação e promoção, para que a maior parte da comunidade conheça e participe. A prestação de contas de cada bloco deverá ser feita após 30 dias da execução do Circuito do Samba.
Além disso, cada bloco será responsável por zelar o espaço da Praça da UFOP, mantê-lo limpo e conservado, além das obrigações com os tributos federais, estaduais e municipais que venham a ocorrer. Sobre as programações, os interessados devem entrar em contato direto com as equipes de produção dos blocos.
O Circuito do Samba terá suas apresentações entre os dias 29 de janeiro e 8 de fevereiro, contando com o apoio das associações citadas, assim como da Adop e UFOP e demais interessados. Confira a programação:
- Quinta – 29/01: Rua Nova – Cachoeira do Campo – próximo ao Restaurante Bandeirantes – 20h
- Sexta – 30/01: Rua Professor Antônio de Paula Ribas – Bairro Água Limpa – próximo ao Bar do Pelé – 20h
- Sábado – 31/01: Rua Tomé de Vasconcelos – Veloso de Baixo – próximo ao Bar do Nico – 18h
- Domingo – 01/02: Praça do Antônio Dias – próximo ao Bar da Miltes – 16h
- Quinta – 05/02: Rua São Francisco de Assis – Centro – próximo ao Restaurante Bené da Flauta – 20h
- Sexta – 06/02: Praça Amadeu Barbosa – Barra – próximo ao Bar do Glácio e ao Barroco – 20h
- Sábado – 07/02: Praça Principal de Lavras Novas – próximo ao Bar do Ronaldo – 18h
- Domingo – 08/02: Largo da capela São Sebastião – Morro São Sebastião – próximo ao Bar da Nida – 16h.
Para participar, basta ajudar com 1kg de alimento não perecível.