Mariana/MG
Novembro de 2014 é especial para Ouro Preto. No dia 18, são comemorados os 200 anos da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. E o Centro Cultural e Turístico da Fiemg homenageia o grande mestre do barroco brasileiro com duas exposições de artistas que trazem Ouro Preto na alma e na obra. Jorge dos Anjos vem com Esculturas em Ouro Preto: uma homenagem ao Aleijadinho para a duas praças da cidade e Carlos Bracher expõe as pinturas 200 anos de Aleijadinho: Tributo de Bracher, na Galeria Fiemg.
Nesta exposição, Jorge dos Anjos, escultor nascido em Ouro Preto, tem oito obras – três na Praça Tiradentes e cinco na Praça Amadeu Barbosa, no bairro Barra. Seu primeiro contato com a arte foi por meio da obra de Aleijadinho. “Ele é uma escola pra mim. É uma referência de arte brasileira e universal”, afirma. As esculturas já foram vistas em Brasília e no Rio de Janeiro. Por estarem ao ar livre, compõem uma nova paisagem com a cidade e com o entorno das praças onde estão expostas. “A arte, quando é pública, está na rua, tem diálogo com as pessoas e com a paisagem, com a arquitetura e com o espaço em torno dela. Assim, ela cumpre o seu papel e se completa”, acrescenta o artista.
Carlos Bracher produziu 85 obras em homenagem ao Aleijadinho. O acervo foi dividido em quatro exposições. Ouro Preto recebe 28 pinturas; as demais podem ser visitadas no Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, e em Congonhas.
“O Centro Cultural e Turístico da Fiemg, em Ouro Preto, recebe com muita honra o encontro de Aleijadinho, Carlos Bracher e Jorge dos Anjos, três artistas que criaram e marcaram a cidade de Ouro Preto”, afirma Bernadete Cunha, responsável pela casa. As duas exposições têm entrada franca.
Agenda. Esculturas em Ouro Preto: uma homenagem ao Aleijadinho, de Jorge dos Anjos
Praça Tiradentes (Centro) e Praça Amadeu Barbosa (Barra) – Ouro Preto
Até 30 de novembro
200 anos de Aleijadinho: Tributo de Bracher
Galeria Fiemg (Praça Tiradentes, 4 – Centro – Ouro Preto)
Até 30 de novembro
Das 9h às 19h