Acontece, entre os dias 9 e 15 de outubro, a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto (MIC). Com idealização e coordenação geral do Cine Teatro Vila Rica e da Rubum Cultural, a Mostra, que é organizada em parceria com uma equipe de estudantes selecionados pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), traz em sua programação exibições e debates sobre o cinema independente, as questões sociopolíticas e o viés educativo das obras audiovisuais.
Cerca de 60 filmes de todas as partes do mundo serão exibidos no Cine Vila Rica, nas escolas e praças públicas de Ouro Preto. Para a coordenadora do evento, Lâne Mabel Soares, a Mostra tem como objetivo estimular a interação dos amantes da sétima arte. "Ao reunir diretores, produtores e realizadores de cinema junto aos espectadores em uma das cidades mais encantadoras do mundo, você oportuniza o debate e a mudança de curso na construção da sociedade e da arte. Além do que, com essa iniciativa, nos tornarmos uma sala exibidora de material audiovisual independente, algo tão raro em nosso País", ressalta.
Além do audiovisual, a Mostra traz a exposição fotográfica PlaymoScenes dos artistas mineiros Shirley Fraguas e Henrique Perini. O projeto, que será exposto na Casa dos Contos, fará releitura de cenas de filmes com bonecos Playmobil em cenários diversificados.
Mais informações sobre a Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto pelo telefone (31) 3552-5424 ou na página oficial do evento no Facebook: facebook.com/MostraInternacionalOuroPreto.