A Primaz de Minas será palco para duas grandes competições neste final de semana do dia 24 de novembro. O Campeonato Brasileiro e o Campeonato Sul-Americano de Judô prometem movimentar a cidade com cerca de 1200 atletas envolvidos. O encontro será na Arena Mariana, das 9h às 18h. A organização dos eventos recebe o apoio da Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Desporto.
Esta é a primeira vez que a cidade recebe as competições. Pelo Sul-Americano marcarão presença as delegações do Chile, Argentina e Angola, país da Costa Ocidental Africana, convidado a participar das disputas.
A oportunidade une duas diferentes propostas de torneios. O Campeonato Brasileiro é composto por equipes que representam as ligas estaduais e no Campeonato Sul-Americano cada grupo defende seu próprio país.
Os atletas que representam o Brasil no Campeonato Sul-Americano de 2018 são os vencedores da disputa do Brasileiro do ano de 2017, que ocorreu na Arena Pernambuco, em Recife. Na mesma ocasião a Liga Mineira de Judô, garantiu que o evento do ano seguinte fosse em Mariana disputando a sede do Campeonato Brasileiro entre as cidades do Rio de Janeiro e Campos do Jordão.
O principal diferencial para que Mariana ganhasse nessa escolha foi sua experiência em sediar grandes eventos esportivos. Para Galileu Paolo Paiva, presidente da Liga Mineira e Diretor técnico da Confederação Sul Americana de Judô, a estrutura que a cidade oferece foi um dos principais pontos para que as competições fossem realizadas na Primaz de Minas. “A Arena Mariana foi um ponto muito importante para essa escolha. Isso representa a estrutura que a cidade oferece para o esporte. A Arena é um espaço versátil, onde podemos utilizar várias de suas áreas ao mesmo tempo, o que é um grande diferencial”, comentou.
Além da presença dos 1200 atletas é esperado o dobro de público entre delegação dos participantes, familiares e comunidade de Mariana. Para o prefeito, Duarte Junior, toda essa logística diz muito sobre a movimentação da cidade e o patamar no ramo esportivo que Mariana assume. “Com a chegada desses dois grandes Campeonatos geramos mais uma oportunidade de fomentar a economia turística de Mariana com as redes hoteleiras lotadas e o comercio arrecadando fundos. Sem contar que reafirmamos Mariana como a cidade do esporte. Com uma estrutura equipada para receber não apenas atletas, mas também família e amigos. É assim que queremos que a imagem da cidade seja vista”, disse.
A organização do final de semana contará com 11 áreas de disputas entre os atletas, além de toda estrutura fora das quadras, com o serviço de alimentação, diversão e a presença do Museu Itinerante do Judô. Neste espaço, a história do esporte e da Liga Mineira de Judô será contada para quem for prestigiar as competições. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.
Na premiação, o incentivo às crianças é estimulado com a entrega de medalha de participação para todos os atletas de até 10 anos. Para os maiores, serão distribuídos troféus para as equipes à nível estadual, nacional e Sul Americano entre os 1°, 2°, e dois 3° lugares. Representando uma tradição das artes marciais em que os dois últimos finalistas não disputam entre si.