O empenho e o conhecimento sobre os diversos ramos comerciais da cidade por parte da estudante de Serviço Social da UFOP, Lívia Tette, fez com que além de contribuir com a pesquisa, ela fosse contratada para atuar como catalogadora dos dados obtidos a partir das entrevistas.
Lívia conta que levou cerca de meia hora para responder a todos os questionamentos da avaliação. De acordo com ela, a motivação de ir até o final no questionário vem da importância que atribui ao Prêmio. “O Destaque Empresarial é importante para saber a opinião da população em relação aos serviços prestados. O prêmio é um reconhecimento aos ganhadores e também um estímulo para melhoras aos empresários que não serão premiados”, declarou.
De acordo com Lívia, após responder aos questionamentos houve um interesse de sua parte em participar do processo. Após uma entrevista realizada na sede do Jornal Ponto Final, a estudante foi contratada. Para Lívia, o trabalho veio também como a oportunidade de conhecer ainda mais sobre o comércio local. “Antes eu tinha uma percepção mais individual sobre os serviços e empresas de Mariana. Com o Destaque, estou conhecendo as empresas também a partir da opinião de outras pessoas”, analisa Lívia.
A estudante observou que ao longo da catalogação dos questionários alguns segmentos de atuação e suas empresas são desconhecidos do público, fato que expressa a falta de visibilidade de algumas áreas na cidade. Lívia constatou também que, em contrapartida, alguns segmentos tem muitas opções de escolha e são facilmente lembrados.
Na categoria “loja revelação”, Lívia conta que diversas opções vieram à mente do público, visto que vários comércios em diferentes áreas foram inaugurados na cidade em 2017, contribuindo para um impulsionamento na economia local. Por outro lado, constatou-se a insatisfação do público com a categoria “melhor atendimento”. De acordo com Lívia, “muitos dos entrevistados não opinaram na categoria, por acreditarem que ainda é necessário muitas melhorias neste sentido”.
As pesquisas do Destaque Empresarial, prêmio realizado pelo Jornal Ponto Final, ocorrerão pela cidade de Mariana até o dia 15 de fevereiro, e a premiação está prevista para o início do mês de abril.