Da redação
A Prefeitura de Mariana confirmou a realização do JEM 2017 (Jogos Escolares de Mariana) em outubro deste ano. Ela havia publicado um comunicado que informava o adiamento dos jogos para os primeiros meses do ano que vem e foi alvo de estudantes que foram à Câmara, na segunda-feira (20), para cobrar respostas.
“Mesmo com a nossa difícil realidade financeira, realizaremos os Jogos Escolares. Vamos tentar economizar ao máximo, buscar parcerias, enfim, tudo que for possível. Mas vamos realizar, sim, pois enxergamos a importância do esporte como ferramenta de desenvolvimento social”, disse o prefeito, Duarte Junior (PPS). A decisão do Executivo veio após uma reunião com vereadores e uma comissão de alunos de escolas do município.
Na última segunda-feira, dezenas de estudantes foram à Câmara e pediram apoio dos vereadores para barrar um suposto cancelamento dos jogos. Uma publicação da própria Prefeitura que informava o cancelamento motivou a ação dos alunos. A informação, no entanto, estava errada. Os jogos seriam adiados.
O erro de comunicação gerou um acalorado debate no plenário, protagonizado pelos parlamentares de oposição. Bruno Mól (PMDB) afirmou que participou, várias vezes, dos jogos, e que isso contribuiu para sua “formação moral”. Ele também pediu para os estudantes não desistissem e acusou de omissa e negligente a Prefeitura.
Jarbas Ramos (PTB) endossou as críticas do peemedebista e chamou de “covardia” o suposto cancelamento do JEM. Marcelo Macedo (PSDB), Daniely Alves (PR) e Geraldo Sales (PDT) também se pronunciaram.
Após muita discussão, Cristiano Vilas Boas (PT) informou que, na verdade, houvera acontecido um erro na publicação da informação e que os jogos iriam ocorrer, mas com um adiamento. A fala de Cristiano foi interrompida por Macedo, que perguntou se o petista estava “subestimando a inteligência” dele dos demais presentes, provocando reações dos estudantes.
O secretário de Desportos do município, Bruno Freitas, precisou ir a plenário e confirmar o erro na publicação. Ele foi questionado pelos vereadores da oposição sobre a que seria a nova data dos jogos, em fevereiro e março de 2018.
A Prefeitura de Mariana foi questionada pelo Ponto Final sobre de quanto seria a economia em um eventual adiamento do JEM, mas não respondeu.