Mais uma vez Mariana se destaca na modalidade esportiva e tem um de seus projetos selecionados entre os destaques do Prêmio Bom Exemplo 2017, o Projeto Cidadania e Movimento.
O Prêmio Bom Exemplo 2017, iniciativa da TV Globo Minas, O Tempo, Fundação Dom Cabral (FDC) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), elege pessoas e iniciativas que colaboram para a construção de uma sociedade mais solidária nas seguintes categorias: ciência, cultura, educação, economia e desenvolvimento de Minas, esporte, inovação, meio ambiente e personalidade do ano.
De acordo com a assessoria da TV Globo, o projeto foi uma indicação da editoria de Esportes do Jornal O Tempo e selecionado na categoria Esporte na última segunda-feira, 6. A entrega do prêmio aconteceu nesta quarta-feira (04), na TV Globo.
O prefeito Duarte Junior foi a Belo Horizonte acompanhar a entrega do prêmio ao jovem Washington Luis Alves. "Que orgulho da nossa cidade! Recebemos o prêmio Bom Exemplo na categoria esporte, fruto de um belíssimo trabalho desenvolvido pelos monitores esportivos marianenses, que foram representados por Washington Alves. É bacana demais ver o esporte como ferramenta de inclusão e transformação socia", disse.
Projeto Movimento e Cidadania
É uma iniciativa da Secretaria de Educação e Desportos, criado em 2013, e lançado em Monsenhor Horta, distrito de Mariana, sob orientação do monitor Washington Luis Alves. Com o passar dos anos o Movimento e Cidadania se expandiu e passou a ser implantado em outras localidades.
O projeto visa atividades nas áreas educativa, recreativa, cultural e social, trabalhando a interação e a socialização das crianças e adolescentes, através do espaço de aprendizagem que cada núcleo oferece em estruturas. E assim, contribuir na formação social, psicológica, pedagógica do público alvo, orientando-os para o desenvolvimento humano e exercício da cidadania.
Atualmente é desenvolvido com cerca de 800 crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, da rede municipal e oferece várias modalidades como o futebol, atletismo, basquete, futsal, vôlei e handebol, ginástica artística, entre outros. Além de ser um estímulo para que crianças e adolescentes criem interesse na prática esportiva, o projeto é uma porta para formar profissionais e cidadãos.