Se um dia alguém falar que coleciona camisas de times de futebol pouco conhecidos e que, alguns deles, sequer disputam uma das quatro divisões do Brasileiro, você achará estranho, não é? Pois saiba que esse colecionado existe, e parte desse acervo esteve em Mariana no sábado (25).
As portas do Centro de Convenções se abriram para a Exposição do Acervo Histórico do Futebol Amador de Minas. O evento, que está em seu quarto ano, contou com nada menos que 1.100 camisas de 800 equipes diferentes, representando 250 cidades mineiras. Além disso teve homenagens aos organizadores, imprensa e também para alguns times de futebol amador.
De acordo com o idealizador do projeto, Domingos Sávio Baião, da Rádio Itatiaia FM, a exposição busca maior visibilidade, além de “mostrar a história e importância dos times amadores”, afirma. A exposição teve apoio da Prefeitura de Mariana, Liga Esportiva de Mariana (Lema) e as presenças de vereadores Juliano Duarte, Tenente Freitas e Fernando Sampaio, presidente da Câmara.
O prefeito Duarte Junior se disse bastante satisfeito com o resultado e salientou a importância do evento, principalmente para aqueles que gostam de futebol, além da “divulgação da cidade de Mariana”.