Mariana atraiu competidores de vários cantos do Brasil para participar de uma das mais tradicionais corridas rústicas do estado a Corrida da Ressaca, que chegou a sua 32ª edição com a participação de um número recorde de inscritos, totalizando 500 atletas.
A corrida tem 8,6 km de percurso. O primeiro lugar na classificação geral masculino ficou para o marianense Lourival do Nascimento, 29, que levou 26 minutos e 59 segundos para realizar a prova. “Fiquei muito feliz em ser o primeiro a chegar. Isso nos motiva a treinar cada vez mais”, comenta o ganhador. Na classificação geral feminino, Maria Aparecida da Cunha, 39, de Contagem, levantou o troféu de primeiro lugar ao realizar o percurso com 34 minutos e 49 segundos. “Depois de um tempo sem competir, por causa da gravidez, é muito bom voltar e já ser campeã”, afirma.
Rápida e técnica, a Corrida da Ressaca é sempre uma atração para corredores profissionais e amadores. Por isso, acaba reunindo número expressivo de participantes, que querem colocar seus nomes da história da competição. A prova é considerada uma das mais tradicionais disputas do calendário nacional de corridas de rua, e acontece tradicionalmente no primeiro fim de semana após o carnaval.
A Corrida da Ressaca também tem uma versão mirim a Ressaquinha, para crianças e jovens de até 17 anos. Foram 56 meninos e meninas competindo, num percurso de 1,9 quilômetros. A classificação geral masculina teve Vitor Gabriel Soares de Paula, de 16 anos, como vencedor, num tempo de 5 minutos e 7 segundos. Keslaine Vitória da Silva foi a vencedora no geral feminino, completando o percurso em 7minutos e 11 segundos.
Trilhas e montanhas de Mariana recebem maratona e meia maratona
Quatro diferentes percursos convidam esportistas iniciantes, profissionais e os mais resistentes para os caminhos de Mariana, a primaz de Minas Gerais. Em sua primeira edição, a Corrida Galo Veio vai receber diferentes competidores no dia 6 de março para o evento.
Organizada pelo grupo Caminhos de Rosa em parceria com a Prefeitura de Mariana, a corrida tem quatro modalidades diferentes: 6 km; 12 km; 21 km e a maratona de 42km. Esta primeira edição da prova homenageia Jaime Estevão Gonçalves, o popular Galo Veio, figura muito querida em Mariana. Galo Veio correu até perto dos 80 anos, sendo exemplo de persistência, humildade e amor ao esporte.
“É uma forma de demonstrar para todo o país que a cidade de Mariana continua viva, através desta que é uma das maiores provas de atletismo do nosso país”, destaca o prefeito Duarte Júnior. A organização vai destinar o dinheiro das inscrições para instituições de caridade de Mariana. Para mais informações e inscrições, acesse o site http://royaladventure.com.br/plus/. A prova acontece no dia 6 de março.