A maratonista Lurdinha Fernandes, 56, acumula em sua carreira mais de 730 títulos que vão desde medalhas, troféus a certificados recebidos. Já participou e foi medalhista em provas de 18 países ao redor do mundo.
Lurdinha começou sua carreira no atletismo com 40 anos como uma forma de superação, fez sua primeira prova como um ato simbólico para se incentivar a vencer as adversidades que ela vivenciava no momento como a demissão sem justa causa. Ela ficou em segundo lugar na prova e tomou gosto pelo atletismo.
A medalhista concorre em provas com distâncias a partir de 5 km , a maior em distância que ela já participou em uma competição foi de 68 km no estado de Espírito Santo.
Em 2015 a atleta faz uma ótima campanha: ganhou cinco medalhas de ouro no campeonato em Recife, capital de Pernambuco, venceu as competições: corrida Ouro Preto x Mariana, campeonato Máster em São Paulo, campeonato Máster em BH entre muitos outros totalizando no ano 30 medalhas, 3 troféus, um recorde batido em Budapeste e 3 homenagens e no fim do ano foi a convidada especial para participar 1º Corrida de São Joaquim, 10 km, em São João Del Rei e fez jus aos seus títulos ficou em primeiro lugar na faixa etária de 55 a 59 anos.
Para 2016 ela visa o torneio mundial em maio na Austrália e outro em setembro e finaliza: “ Agradeço a Deus, ao Cunha Esportes, OPTC, Academia Corpo, Academia Bio Forma e ao Planeta Cultura pelo apoio e suporte me dado nesse último ano abençoado, mas, espero que 2016 seja ainda mais”.