Redação
Família, amigos, trilhas com muitos desafios, paisagens deslumbrantes e muita história pra contar. Foram assim os três dias de competições sobre duas rodas pelas ruas e ladeiras históricas de Mariana no tradicional Iron Biker Brasil, maior prova de mountain bike da América Latina. Segundo os organizadores, foram cerca de 1.200 atletas inscritos, entre nacionais e estrangeiros. O evento foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro.
Na quinta-feira (19), os amantes das bikes puderam percorrer nossas ruas e ladeiras no Desafio Histórico de Mariana, que contou com a presença dos melhores atletas da modalidade. Foram seis voltas em um percurso de aproximadamente um quilômetro.
O prefeito Celso Cota (PSDB) esteve presente na competição domingo (21) para dar a largada e desejar boa prova aos competidores. “Estamos muito felizes de tê-los aqui em Mariana novamente. O Iron Biker é um evento que movimenta nosso comércio e estimula ainda mais o turismo”, afirmou o prefeito.
Movidos a muito suor e determinação, os atletas foram com tudo para as provas do sábado (20) e domingo (21). Quem levou a melhor entre a elite feminina foi a colombiana Angelita Parra. Entre os homens da elite, o suiço Lukas Kaufmann confirmou o seu favoritismo. Ambos se consagraram bicampeões do Iron Biker.
Top 5 – Categoria Elite (Masculino)
1º Lukas Kaufmann (Suíça) – 123 pontos
2º Luis Mejia Sanchez (Colômbia) – 105 pts
3º João Paulo Firmino (Brasil) – 105 pts
4º Marzio Deho (Itália) – 83 pts
5º Orlando Alves Silva (Brasil) – 82 pts
Top 5 – Categoria Elite (Feminino)
1º Angelita Parra (Colômbia) – 123 pontos
2º Roberto Stopa (Brasil) – 111 pts
3º Letícia Jaqueline Soares (Brasil) – 86 pts
4º Liesbeth Hessens (Bélgica) – 86 pts
5º Tânia Clair Pickler (Brasil) – 85 pts
Turismo. O Iron Biker 2014 atraiu competidores de todos os estados brasileiros, além de competidores da Colômbia, Estados Unidos, Itália e Bélgica. Esse fato faz com que Mariana seja cada vez mais reconhecida como um destino turístico.
Enquanto seu marido competia, Luiza Furst, de Belo Horizonte, aproveitou para fazer um passeio por Mariana junto com seus amigos e familiares. “Nunca tinha vindo em Mariana, estou adorando a hospitalidade”, contou a belo-horizontina. O competidor de Brasília, Denis Cláuber, veio a Minas para o Iron Biker e nunca tinha vindo em uma cidade histórica mineira. “Vim para o Iron Biker e estou aproveitando para conhecer essa cidade linda, a hospitalidade é 10”, afirmou.
Economia. Um evento deste porte movimenta o comércio, hotelaria e restaurantes da cidade e região. Além de participar da competição, os atletas e os torcedores têm a oportunidade de conhecer um dos maiores patrimônios históricos de Minas. A sócia-proprietária da lanchonete Direita 38, na Rua Direita – Centro, Daviane Queiroz, relatou que o movimento aumentou muito nos dias de competições. “Estou achando ótimo o movimento da minha lanchonete, foi bem intenso. O comércio depende de movimento e o Iron Biker trouxe isso para nós. Conheço proprietários de hotéis e restaurantes que me disseram estar lotados”, explicou Daviane.