Distrito de Passagem de Mariana é um lugar repleto de arte e cultura, a sua potencialidade percorre por diversas expressões artísticas, sendo sede de bandas, corporações musicais, instituições filantrópicas e diversos outros segmentos, todos esbanjando criatividade. Dessa maneira, foi proposta a Lei Nº 3.570, de 24 de maio de 2022, onde apresenta Passagem de Mariana como primeiro Distrito Criativo.
A ação visa promover e estimular a inovação artística, cultural, econômica, além do avanço do turismo local e melhorias na qualidade de vida dos moradores da região. O Distrito Criativo é um lugar onde a criatividade é o princípio básico das atividades ali realizadas, com isso, o incentivo ao desenvolvimento de ações sociais e o fortalecimento de expressões artístico-culturais são intensificadas.
Para Antônio Caeiro, Sócio-Diretor do Planeta Cultura e Sustentabilidade e Mediador Técnico do Distrito Criativo de Passagem, ser o primeiro local de Minas Gerais a reconhecer um Distrito Criativo, coloca Mariana em posição de destaque e também de responsabilidade, pois “a cidade poderá ser um exemplo para o estado, sobretudo, para as cidades históricas e mineradoras, sendo a oportunidade de ativar o potencial da economia criativa e de abrir novas rotas de diversificação econômica e desenvolvimento local”, ressaltou.
“O Distrito Criativo de Passagem de Mariana será um laboratório vibrante, onde prefeitura, universidade, empresas e organizações da sociedade civil poderão colaborar de forma planejada, com objetivos claros, integrando educação, arte, cultura, meio ambiente e turismo”, apontou Antônio. Além disso, o Sócio Diretor também destaca como a iniciativa é apenas o primeiro passo, considerando que a partir de agora inicia-se um amplo engajamento da comunidade e de todas as partes interessadas.