Pular para o conteúdo

Procura por emissão do título de eleitor dobra em MG neste ano

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

De janeiro ao último domingo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) recebeu 150 mil pedidos pelo documento – média de 50 mil por mês.

A procura pela emissão do título de eleitor praticamente dobrou em Minas Gerais em relação às últimas eleições gerais, em 2018. De janeiro ao último domingo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) recebeu 150 mil pedidos pelo documento – média de 50 mil por mês. Em 2018, a média mensal de novos títulos foi de 26 mil, de acordo com informações divulgadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

.

No ano passado, com o impacto da pandemia da Covid-19 e sem eleições, a média mensal de solicitações de primeira via foi de 21 mil por mês. 

.

O prazo para regularizar ou emitir a primeira via do título de eleitor vai até 4 de maio, mas 1,2 milhão de mineiros ainda estão com pendências junto à Justiça Eleitoral. Os motivos das irregularidades são a falta de revisão biométrica nos municípios em que a biometria é obrigatória e a ausência injustificada em três eleições consecutivas. 

Em Minas Gerais, a biometria já é obrigatória em 259 municípios, incluindo Contagem, Betim, Nova Lima e Ibirité, na região metropolitana.