Pular para o conteúdo

A exemplo de Mariana, vereadores solicitam Tarifa Zero para Ouro Preto 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Cerca de 20 cidades no Brasil já adotam a política da Tarifa Zero para o transporte público.

Durante a 5ª Reunião Ordinária de 2022, realizada no último dia 15, diversos documentos foram aprovados solicitando ações de apoio e valorização dos profissionais da educação de Ouro Preto, bem como melhorias para escolas do município, dentre eles o Tarifa Zero para o transporte público na cidade. 

            A Indicação Nº 32/2022, de autoria do vereador Júlio Gori (PSC), que solicita que o Prefeito Municipal de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, crie um Projeto de Lei que torne gratuito o transporte coletivo público, de forma temporária e em caráter experimental, a exemplo do município de Mariana.

            Para o parlamentar, a gratuidade do transporte público em Ouro Preto se faz necessária tendo em vista que, por consequência da pandemia, houve um aumento no índice de desemprego dos munícipes, sendo necessário conceder auxílio à população que necessita de locomover-se para solucionar problemas de necessidades básicas e cotidianas como: saúde, busca de emprego e outros.

            Cerca de 20 cidades no Brasil já adotam a política da Tarifa Zero para o transporte público. Em Minas Gerais, as cidades de Muzambinho, Itatiaiuçu e São Joaquim das Bicas já adotaram o projeto, sendo Mariana a mais nova cidade a aderir à Tarifa Zero.

            Segundo o vereador Geovanni Mapa (PDT), a gratuidade do transporte público é uma iniciativa de enorme importância para a população, devendo ser considerada e ponderada conforme a arrecadação e orçamento de cada município. “O prefeito de Queluzito, cidade próxima à Conselheiro Lafaiete, disponibilizou o transporte público gratuito para as pessoas, e a grande maioria da cidade fica na zona rural. Isso mostra a eficiência da gestão, e é isso que queremos para Ouro Preto”, frisou.